Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: A ganância e o risco de uma nova tragédia na Serra

quarta-feira, 20 de julho de 2011 às 11h36

Brasília, 20/07/2011 - O artigo "A ganância e o risco de uma nova tragédia na Serra" é de autoria do presidente da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e foi publicado na edição de hoje (20) do Jornal do Commercio (RJ):

"Milhares de cidadãos e várias instituições, como a OAB do Rio de Janeiro, se mobilizaram e atuaram em muitas frentes voluntárias de ajuda, doações e prestação de serviços a outras milhares de pessoas vitimadas pela tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana, no início do ano.

O maior desastre climático já ocorrido em nosso país matou quase mil pessoas e, para nossa profunda indignação, passados mais de meses, temos que nos defrontar com o risco de sofrimento no próximo verão. Vêm à tona denúncias da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal sobre um conluio criminoso entre empresas e agentes públicos das prefeituras de Teresópolis e Nova Friburgo para desviar dinheiro e distribuir propinas para empreiteiros e fornecedores.

Tudo facilitado pela dispensa de licitações, dado o caráter emergencial das obras. Não bastasse a apropriação de dinheiro público pelos que deveriam ser os primeiros a ajudar na reconstrução das cidades, ficamos sabendo que ainda estão por fazer as obras de contenção nas encostas, desassoreamento dos rios e a implantação de um sistema de monitoramento das chuvas.

Ou seja, a ganância de alguns pode vir a causar a repetição do horror vivido em janeiro. A OAB/RJ não se omitiu naquela ocasião e está atenta agora às investigações em curso: as autoridades que compactuarem com a omissão a negligência e malversação de recursos públicos serão diretamente responsáveis pelo que vier a acontecer. Vamos usar todos os meios legais para que as medidas de proteção às vidas humanas sejam tomadas."

           

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres