Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB: Sarney quer apagar da história por decreto impeachment de Collor

terça-feira, 31 de maio de 2011 às 12h20

Brasília, 31/05/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, considerou hoje (31) "lamentáveis" as declarações do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, que qualificou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello como apenas um "acidente" na história do Brasil. Para Ophir, o ex-presidente Sarney quer "apagar da história do Brasil por decreto, um fato que serviu para mostrar a importância da mobilização popular em defesa da ética na política".

Ele lembrou que de 1988 até hoje, além desse fato histórico ocorrido em 1992, qual outro fato se poderia atribuir de tão significativo na história do Senado?  O próprio presidente da OAB Nacional foi taxativo ao responder a indagação feita: "A Ordem dos Advogados do Brasil espera que o presidente Sarney não responda que foi a eleição de Renan Calheiros, Jáder Barbalho ou dele próprio". O que Sarney deseja é apagar da história do Brasil um dos maiores exemplos de democracia e solidez das instituições, que hoje é referência no mundo", afirmou.

Segue o comentário feito hoje (31) pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, sobre as declarações do senador José Sarney:

"São lamentáveis as declarações do presidente do Congresso Nacional, José Sarney na defesa da exclusão da história do Senado do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. É como se tentasse apagar da história do Brasil o único fato que após 1988 teve uma significativa e decisiva participação do Senado da República. É apagar da história do Brasil por decreto, um fato que serviu para mostrar a importância da mobilização popular em defesa da ética na política. De 1988 até a data de hoje, além desse fato histórico qual outro fato se poderia atribuir de tão significativo  na história do Senado? A Ordem dos Advogados do Brasil espera que o presidente Sarney não responda que foi a eleição de Renan Calheiros, Jáder Barbalho ou dele próprio. Ele quer apagar da história do Brasil um dos maiores exemplos de democracia e solidez das instituições, que hoje é referência no mundo. É retirar um presidente da República do Poder sem qualquer prejuízo à normalidade democrática".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres