Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB defende afastamento imediato da ministra Erenice Guerra da Casa Civil

quarta-feira, 15 de setembro de 2010 às 19h36

Brasília, 15/09/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, defendeu hoje (15) o afastamento imediato da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, cujo filho, Israel Guerra, está sendo acusado e investigado por tráfico de influência no governo - com a suposta participação da mãe -, em favor de empresa de transportes de cargas dos Correios. "Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se a ministra se mantiver no cargo", afirmou o presidente nacional da OAB em entrevista. "A partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela".

O presidente nacional da OAB ressaltou que tanto a ministra quanto seu filho devem ser investigados pelo Ministério Público e, internamente, pelo governo. "E para que essa investigação interna seja feita é necessário que haja o afastamento da ministra Erenice Guerra, já que ela pode influenciar essas investigações", reiterou.

Eis as declarações de Ophir Cavalcante defendendo o afastamento da ministra da Casa Civil:

"As acusações que se fazem em relação ao tráfico de influência permitido pela ministra Erenice Guerra são gravíssimas. Colocam em xeque a credibilidade do próprio governo. A ministra Erenice é a chefe da Casa Civil, que é um dos órgãos mais importantes e, a meu ver, o coração do próprio governo. E a partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso  é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela. Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se ela se mantiver no cargo. É necessário que ela seja afastada do cargo, a fim de que haja uma efetiva  apuração, sem qualquer possibilidade de influência.

Quanto às intermediações feitas pelo filho da ministra Erenice, Israel Guerra, são inclusive criminosas, porque ele está exercendo, ou pelo menos disse exercer, a advocacia - algo que não pode por ele ser exercido, na medida em que ele não é advogado.  Ele estaria aí cometendo um ilícito penal, a falsidade ideológica, e isso tem que ser apurado pelo Ministério Público.

Então, nós temos aqui, de um lado, a apuração penal que deve ser feita pelo Ministério Público, e , por outro lado, a apuração interna por parte do governo, que tem que dar uma satisfação à sociedade. E para que essa investigação interna seja feita é necessário que haja o afastamento da ministra Erenice Guerra, já que ela pode influenciar essas investigações".

           

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres