Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB do Rio vai lançar campanha de valorização dos juizados especiais

domingo, 8 de agosto de 2010 às 17h23

Rio de Janeiro, 08/08/2010 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro vai lançar amanhã (9) campanha pela dignidade dos juizados especiais - unidades do Judiciário que cuidam de causas com pequeno valor monetário. De acordo com a OAB-RJ, esse braço da Justiça tem como objetivo agilizar o trâmite e resolução das ações, mas a burocracia e o desrespeito fazem com que advogados e clientes prefiram recorrer à Justiça Comum. Segundo o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, os 120 juizados especiais em todo o Estado estão em situação calamitosa.

"A situação dos juizados no Rio é muito ruim. Eu diria que calamitosa. Os juizados foram concebidos para julgar causas de pequeno valor monetário, pois a Justiça Comum é de difícil acesso devido ao valor das custas processuais. Porém, pela morosidade dos juizados, os advogados já procuram a Justiça comum, mesmo para as causas menores", afirmou.

De acordo com Wadih Damous, os juizados especiais são considerados justiças de segunda classe por parte das administrações dos tribunais. "Os juizados têm péssimas instalações e são tratados como Justiça de segunda classe pelas administrações dos tribunais, com raríssimas exceções. Por essas mazelas no funcionamento dos juizados, na próxima segunda, estamos lançando a campanha pela dignidade nos juizados especiais." AOAB-RJ vai realizar um levantamento dos problemas nos juizados do estado e entregará um relatório ao Tribunal de Justiça com propostas para melhorar o serviço. (Agência Brasil)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres