Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB entrará com ação contra Brasil na OEA por escutas ilegais

segunda-feira, 26 de julho de 2010 às 10h20

Brasília, 26/07/2010 - A nota " OAB entrará com ação contra Brasil na OEA" foi publicada hoje (26) na coluna Radar On Line (Veja) do jornalista Lauro Jardim:

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, pediu à sua assessoria jurídica que comece a preparar a ação que vai mover em agosto contra a União na OEA por abuso dos direitos humanos ao instalar equipamentos de gravação de áudio e vídeo em presídios federais. Câmeras e microfones foram colocados em salas de visitação, de encontro íntimos e no parlatório, local inviolável por lei onde presos e advogados podem conversar.

Tudo (quase) como antes

Há um mês, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, confirmou em ofício encaminhado à OAB a existência dos equipamentos nos parlatórios de todos os presídios federais. Depois da pressão inicial, contudo, o ministério decidiu que só vai retirá-los se tiver uma determinação judicial.

Apenas na penitenciária de Campo Grande (MS) é que os equipamentos estão, por ora, lacrados por determinação do juiz corregedor do presídio, Dalton Kita, que analisa o caso. Foi só.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres