Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RJ: Lula deveria ter aceito renúncia de Jobim e chefes militares

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 às 13h08

Rio de Janeiro, 30/12/2009 - O presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, considerou hoje (30), um "retrocesso" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter cedido às pressões do ministro da Defesa, Nelson Jobim e dos comandantes militares e dar um passo atrás na política de direitos humanos desenvolvida pelo ministro Paulo de Tarso Vanucchi, da Secretaria de Direitos Humanos. Para Damous, o correto seria Lula "ter aceitado o pedido de renúncia de Jobim e dos seus chefes militares" porque a ação de Vanucchi está em consonância com idênticas políticas consolidadas nas democracias mais avançadas do Planeta.

Não se admite mais após anos de ditadura militar - disse o presidente da OAB do Rio de Janeiro - que o Brasil e o seu governo ainda se vejam submetidos aos caprichos dos chefes militares. "Os crimes praticados por regimes ditatoriais estão sendo investigados e punidos todos os países que reconquistaram a democracia. Isso não pode ser confundido com revanchismo", afirmou.

Jobim e os comandantes militares são contra a criação da Comissão da Verdade para investigar a tortura e os arquivos do período da ditadura militar.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres