Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB lança campanha de solidariedade a desabrigados no Piauí

terça-feira, 5 de maio de 2009 às 15h59

Brasília, 05/05/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, fez hoje durante sessão plenária do Conselho Federal da OAB o lançamento de uma campanha em favor das vítimas das chuvas no Estado do Piauí. Ele pediu a ajuda da advocacia e da sociedade brasileira aos desabrigados daquele Estado - a exemplo do movimento de solidariedade que a entidade deflagrou em dezembro para os atingidos pelas enchentes de Santa Catarina. A proposta da campanha, intitulada "OAB Solidária", foi apresentada ao Pleno do Conselho Federal da entidade pelo presidente da Seccional da OAB do Paiuí, José Norberto Campelo. Os interessados em ajudar os desabrigados do Piauí podem depositar qualquer quantia no Banco do Brasil, agência 3791-5, conta 7722-4.

Norberto Campelo afirmou que a situação da população piauiense é da maior gravidade, com todo o Estado submerso, dezenas de milhares de desabrigados pelas chuvas e mais de 20 municípios em estado de calamidade pública. "Precisamos da ajuda de todas as Seccionais da OAB e todo o País para que, mesmo depois de passadas as chuvas, possamos fazer com que a situação volte à normalidade", afirmou ele.

O presidente da OAB-PI destacou que milhares de famílias perderam todos os seus bens e pertences com as enchentes e que tal situação levará tempo para se recompor se não houver ajuda decisiva da sociedade, além daquele prometida pelos governos estadual e federal. "Mas a ajuda oficial sempre esbarra na burocracia até ser concretizada, de forma que é fundamental o lançamento desse OAB Solidária", disse.

O conselheiro federal pelo Piauí e presidente da Comissão Nacional de Legislação da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reforçou o apelo apresentado por Norberto Campelo. Segundo ele, a situação de milhares de pessoas em todo o Estado - principalmente em cidades como a capital Teresina, devido à cheia do rio Poty, e Luis Corrêa, no delta do rio Parnaíba - "é simplesmente desesperadora". Para Marcus Vinicius, a solidariedade da OAB e de toda a sociedade brasileira nesse momento é fundamental para ajudar a população a enfrentar o drama provocado pelas enchentes.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, além de pedir o empenho da advocacia na campanha "OAB Solidária" para os desabrigados piauienses, garantiu todo apoio às vítimas, durante reunião com a bancada de conselheiros da entidade naquele Estado, após sessão do Pleno do Conselho Federal. Além de Norberto Campelo e Marcus Vinicius, reuniram-se com Britto os conselheiros federais da OAB pelo Piauí Reginaldo Santos Furtado eWillian Guimarães Santos de Carvalho.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres