Menu Mobile

Conteúdo da página

Adesão da OAB-SP a Exame unificado fortalece qualidade, afirma D’Urso

segunda-feira, 9 de março de 2009 às 17h46

Brasília, 09/03/2009 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio D''Urso, ao se reunir hoje (09) com o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, manifestou o entusiasmo da entidade por ter aderido recentemente ao Exame de Ordem unificado. "O Exame de Ordem tem sido um marco no sentido da luta de resistência pela melhoria da qualidade do ensino jurídico no País e, ao aderir ao sistema unificado da OAB em todo o País - para o qual falta apenas a adesão de Minas Gerais, que não tardará muito, pelo que soubemos - São Paulo marcha com todo o Brasil para fortalecê-lo", observou D''Urso. Ele destacou também a importância da unificação para resistir às investidas contra o Exame de Ordem por parte de setores do Legislativo, onde já tramitam alguns projetos visando a sua extinção.

"O Exame de Ordem é um instrumento poderosíssimo que temos para, junto com o Ministério da Educação, fazermos uma leitura fidedigna da qualidade de ensino jurídico no País", salientou D''Urso após a reunião com Cezar Britto. Para ele, a avaliação da evolução do ensino jurídico, propiciada pelos dados do Exame da OAB e aqueles levantados pelo MEC, tem resultado "em iniciativas tomadas em parceira que visam exatamente coibir a proliferação das faculdades de Direito, reduzindo-se o número de vagas ofertadas e privilegiando a qualidade".

O Estado de São Paulo conta hoje com aproximadamente 300 faculdades de Direito, das mais de 1,1 mil existentes em todo o País, números considerados excessivos em ambos os casos pela OAB. De 648 mil advogados inscritos nacionalmente na OAB, a Seccional de São Paulo conta com cerca de 250 mil.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres