Menu Mobile

Conteúdo da página

Fórum Social Mundial: momento para mudar rumos ideológicos, diz Britto

terça-feira, 27 de janeiro de 2009 às 19h44

Belém (PA), 27/01/2009 - "Essa nova edição do Fórum Social Mundial chega em um momento importante: o de dizer que é preciso pensar no social, que é preciso pensar na preservação dos direitos dos trabalhadores e nos princípios fundamentais que regem a sociedade". A defesa dos direitos mais básicos do cidadão foi feita hoje (27) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ao participar, em Belém (PA), da tradicional marcha que abre o Fórum Social Mundial.Para Britto, em tempos em que o capitalismo vem sendo questionado e com o enfrentamento a uma crise econômica grave, o mundo necessita de novas definições e de rumos ideológicos.

"É preciso buscar fontes alternativas de saber e de orientação da sociedade. Se não definirmos qual é o papel do mundo hoje, correremos o risco de transformar esse momento de definições em agravamento da visão capitalista de mundo", afirmou. O presidente da OAB percorreu as ruas de Belém desde a escadinha do Cais do Porto, juntamente com representantes dos mais diversos órgãos e entidades da sociedade civil, bem como de movimentos sociais.

O diretor do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior, que acompanhou Britto na caminhada de abertura do Fórum, afirmou que este é o momento propício para escutar a voz da sociedade e conhecer os seus anseios e as lutas que deseja encampar. "É importante que tenhamos num universo grande, como é o da advocacia, a identificação das diversidades existentes na sociedade. A partir dessa visão é possível construir uma síntese, que mostrará, sem sobra de dúvidas, o que é o melhor para a sociedade, o que é melhor para a advocacia brasileira", afirmou. Também acompanhou a marcha o secretário da Comissão de Relações Internacionais da OAB Nacional, Joelson Dias.

A tradicional marcha reuniu cerca de 30 mil pessoas, conforme dados da Polícia Militar de Belém. Ela marca a abertura do Fórum, que acontecerá até o próximo dia 1º em vários locais da capital paraense. A OAB realizará uma série de seminários jurídicos amanhã (28) e no dia 29, sempre no Hangar do Centro de Convenções. Entre os temas que serão abordados estão problemáticas relativas à região amazônica, aafirmação dos direitos sociais nas Américas,aspectos da soberaniae direitos dos povos. Além de Cezar Britto e de Ophir Cavalcante, participam do Fórum a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi da Rocha, e a presidente da Seccional da OAB do Pará, Ângela Sales.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres