Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto visita OAB-RJ e condena proposta que prega fim do Exame de Ordem

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 às 11h36

Brasília, 03/12/2008 - Ao visitar hoje (03) a sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, condenou o projeto de lei apresentado pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP), de extinção da exigência do Exame de Ordem para o exercício da profissão de advogado. Na opinião de Britto, que esteve acompanhado na visita do vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, acabar com o Exame de Ordem "é o mesmo que dizer que venceu o lobby das empresas privadas de ensino superior, que só buscam o lucro a qualquer preço, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino jurídico".

O presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous também condenou o teor da proposta que visa à extinção do Exame de Ordem. Segundo ele, a OAB, quando institui e aplica o exame, não está exercendo um papel fiscalizador e, sim, lutando para assegurar a boa qualidade do futuro profissional e assegurar que os interesses da sociedade sejam bem defendidos por esses profissionais.

"A OAB não se limita a fiscalizar a atividade profissional, ela é muito mais do que isso. Ela é guardiã da ordem jurídica do Estado de Direito democrático e, como qualquer outra entidade, tem a obrigação e o dever de zelar pela dignidade dos seus representados. Isto é o que justifica o Exame de Ordem", disse Damous.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres