Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB destaca qualidades do advogado José Geraldo, reitor da UnB nomeado por Lula

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 às 09h48

Brasília, 27/10/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, em nota divulgada hoje (27), congratulou-se com o futuro reitor da Universidade de Brasília (UnB), advogado José Geraldo de Sousa Júnior, que qualificou de "personagem emblemática na luta pelo fortalecimento do ensino jurídico no País". Britto destaca ainda, sobre o novo reitor, que "suas idéias influenciaram gerações e estimularam a paixão pelo Direito e a resistência democrática, ao tempo da ditadura". Vice-presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB e um de seus mais ativos integrantes, José Geraldo foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste final de semana após ter sido eleito pela comunidade de professores, alunos e funcionários da UnB. Sua posse será no próximo dia 21.

A seguir, a nota do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto:

"O Conselho Federal da OAB congratula-se com o advogado José Geraldo de Sousa Júnior, nomeado reitor da Universidade de Brasília (UnB) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ter sido eleito democraticamente pela comunidade acadêmica.

Professor de Direito desde 1985, na própria UnB, José Geraldo é dedicado colaborador da OAB. É vice-presidente da importante Comissão Nacional de Ensino Jurídico, que tem exercido papel fundamental na luta contra a indústria dos cursos superiores de Direito no Brasil.

Entre outras ações relevantes, essa Comissão, que tem em José Geraldo um de seus mais ativos integrantes, formulou compromisso junto às instituições de ensino superior com vistas à melhoria da qualidade dos cursos de direito.

Os protocolos, firmados perante o Ministério da Educação, contêm medidas específicas para cada instituição, sendo uma delas a redução do número de vagas, cuja proliferação insensata tem sido fator de deterioração do ensino do direito em nosso país.

A atuação de José Geraldo na OAB, na área específica da educação, e seu currículo de professor de Direito o credenciam ao cargo para o qual foi eleito pela comunidade que agora dirigirá. Suas idéias influenciaram gerações e estimularam a paixão pelo Direito e a resistência democrática, ao tempo da ditadura.

Trata-se de louvável convergência de advogado e professor, personagem emblemática na luta pelo fortalecimento do ensino jurídico no Brasil".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres