Menu Mobile

Conteúdo da página

Militares cassados cumprimentam OAB por ação para garantir a anistia

quinta-feira, 9 de outubro de 2008 às 10h48

Brasília, 09/10/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, recebeu correspondência do presidente da Associação Democrática e Nacionalista de Militares (Adnam), brigadeiro Rui Moreira Lima, oficial que foi cassado durante o regime militar, cumprimentando-o e agradecendo pela decisão do Conselho Federal da OAB de ajuizar ação (ADPF) no Supremo Tribunal Federal para garantir direitos a militares anistiados, que estão sendo negados pelo governo e seus comandos militares. A ação reivindica uma interpretação constitucional e a aplicação imparcial da Lei 10.559/02. A decisão da OAB Nacional foi tomada em sessão plenária dia 16 do mês passado, conduzida por Cezar Britto, e o processo teve como relator o conselheiro federal Carlos Roberto Siqueira Castro, do Rio de Janeiro.

A seguir, a íntegra da carta enviada pelo presidente da Adnam ao presidente nacional da OAB:

"Dr. Cezar Britto

Quero manifestar o meu júbilo por tão importante resultado colhido em recente reunião do Pleno do Conselho Federal da OAB, quando se discutiu matéria envolvendo direitos dos militares anistiados, que estão sendo negados e restringidos pelo estamento militar, Relatos a mim chegados deram-me conta do brilhante desempenho do ilustre Presidente que, nessa reunião, com seu indiscutível talento e a sua reconhecida competência, assegurou para os nossos associados fosse viabilizada uma ação junto a nossa mais Alta Corte, visando impedir a expansão dos procedimentos abusivos e ilegais praticados pela burocracia militar.

Registro esse fato com muita emoção, porquanto o que se destaca nesse episódio, é o espírito público e a sensibilidade do ilustre amigo, que resolveu emprestar à nossa luta da anistia o apoio dessa briosa instituição, que, na sua gestão, transformou-se numa combativa trincheira em defesa dos interesses do povo brasileiro.

Agradeço sensibilizado, em meu nome de todos os nossos companheiros, reconhecendo que atitudes assim são próprias de homens especiais, que têm as suas vidas repletas de gestos dignos, e que expressam em ações de bondade e de solidariedade.

Receba de mim e dos companheiros da Adnam um afetuoso abraço,

Respeitosamente,
Brigadeiro Rui Moreira Lima, Presidente".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres