Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB: com supervisão do MEC cursos de Direito deixam de ludibriar 125 mil alunos

segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 10h40

Brasília, 15/09/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, comunicou hoje (15) ao Pleno da entidade, durante sessão ordinária, que a supervisão do Ministério da Educação sobre os cursos de Direito já resultou no fechamento de cerca de 125 mil vagas. "São cerca de 125 mil estudantes que deixam de ser ludibriados por cursos de má qualidade", comentou Britto, ao informar os conselheiros federais da OAB que participou de entrevista conjunta com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 27, quando o MEC divulgou um balanço da parceria com a entidade para combate à proliferação de cursos mercantilistas e melhoria da qualidade do ensino jurídico. Segundo Britto, o MEC anunciou um corte de 24.348 em abertura de vagas de 81 cursos, o que, projetado para cinco anos do bacharelado, representam cerca de 125 mil vagas fechadas.

De acordo com os dados do MEC apresentados à OAB e à imprensa na ocasião, em onze meses de fiscalização de 81 cursos de Direito, houve uma redução de 54% das vagas ofertadas. De um total de 45.042 oferecidas, foram cortadas 24.380. A adequação, junto a outras medidas propostas a cada instituição de educação superior, produz efeito imediato na qualidade do ensino. A redução das vagas implica na diminuição do número de estudantes por professor. Outra ação prioritária é a qualificação do corpo docente.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres