Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RJ: enquanto governos se digladiam, o Rio morre de dengue

terça-feira, 25 de março de 2008 às 11h17

Brasília, 25/03/2008 – “Enquanto os governantes se digladiam em um jogo de empurra, lançando acusações uns contra os outros, a população, apavorada e sem receber atendimento digno, vai adoecendo e morrendo por conta da epidemia da dengue”. A afirmação foi feita hoje (25) pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao ressaltar que o evidente desleixo das autoridades públicas da área da saúde é o grande responsável pela epidemia. “Esse jogo de empurra entre as esferas municipal, estadual e federal de governo sobre quem é a culpa, coisa já é tradicional no Brasil, é o que nos levou ao estágio em que nos encontramos”.

Para Damous, o Estado do Rio de Janeiro é, hoje, o melhor exemplo de como não se deve governar. Ele classificou como “estarrecedora” a forma com que as autoridades públicas têm lidado com o problema da dengue e defendeu que a sociedade como um todo exija a punição exemplar de todos os que responsáveis pelos males que têm provocado na população uma corrida aos hospitais e postos de saúde do Rio de Janeiro. “É de deixar qualquer um perplexo que tenhamos chegado, em pleno século XXI, a essa situação que é típica do século XIX”, referindo-se às antigas epidemias que assolaram a população, principalmente a européia, neste período.

Damous acrescentou, ainda, que a epidemia já está caracterizada, o que resultou na morte de centenas de pessoas, principalmente os moradores das áreas mais carentes e muitas crianças. “É impressionante como o desleixo em relação às políticas públicas, em particular à política de saúde, tomou conta da administração do Rio de Janeiro”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres