Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto a Haddad: situação do ensino jurídico é gravíssima

sexta-feira, 27 de julho de 2007 às 15h26

Brasília, 27/07/2007 – O Brasil tem atualmente 1.077 cursos de Direito funcionando, 240 mil vagas disponíveis todo ano e 1,5 milhão de estudantes matriculados na grande maioria em cursos sem qualquer condição de fornecer a perspectiva de ascensão social pelo saber. A informação foi dada hoje (27) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo Britto, afirmar que a situação do ensino jurídico é grave é até elogio. “A situação é gravíssima e extremamente preocupante”.

Durante a conversa com Haddad, o presidente nacional da OAB informou ainda que os Exames de Ordem realizados recentemente em 17 Estados – com a mesma forma e conteúdo – demonstraram com clareza “como está péssimo o ensino jurídico no país”. De acordo com Britto, as boas instituições de ensino aprovaram nesses exames unificados, em média, 80 por cento dos inscritos; enquanto várias instituições, de péssima qualidade, reprovam quase todos os inscritos.

- O que ocorre é estes alunos depois de cinco anos na Faculdade foram, na verdade, ludibriados por suas instituições de ensino. Na verdade, esses alunos cursaram Faculdades que são entidades mercantilizadas. “Isto é, mercantilizaram o sonho desses alunos de ascensão social”, concluiu Britto.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres