Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto: “vergonha” é palavra que resume tragédia em Congonhas

quarta-feira, 18 de julho de 2007 às 12h00

Brasília, 18/07/2007 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, classificou como uma “vergonha” a tragédia ocorrida com o vôo o 3054 da TAM, em São Paulo, que “fez explodir a própria credibilidade do sistema aéreo brasileiro”. “Recompô-la exige, como premissa inadiável e inapelável, o afastamento imediato de todos aqueles que estão envolvidos na má gestão do espaço aéreo brasileiro. É necessária a imediata instalação de rigorosa investigação para apurar responsabilidades, em todas as instâncias envolvidas”, defendeu, por meio de nota.

Segundo Britto, o país vem presenciando, entre indignado e estupefato, sucessivos transtornos nos aeroportos brasileiros – desde o choque entre o avião da Gol e o jato Legacy, em 29 de setembro do ano passado –, sem a contrapartida de qualquer providência concreta por parte das autoridades, o que denuncia a péssima gestão das autoridades do governo responsáveis pelo setor aéreo.

“Constatou que, não obstante a montanha de dinheiro do contribuinte gasta na reforma de aeroportos em todo o país, em faraônicas obras de fachada, a infra-estrutura de segurança continua precaríssima”, alertou o presidente nacional da OAB, ao afirmar que aeroporto não é shopping center. “E esse equívoco criminoso, perpetrado com dinheiro público, tornou o ato de viajar uma temeridade, conspirando contra a segurança do cidadão e contra a própria economia e a indústria do turismo”.

A seguir a íntegra da nota divulgada pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto:

“O que explodiu, em Congonhas, foi não apenas o Airbus da TAM e suas quase 200 vítimas, mas a própria credibilidade do sistema aéreo brasileiro. Recompô-la exige, como premissa inadiável e inapelável, o afastamento imediato de todos aqueles que estão envolvidos na má gestão do espaço aéreo brasileiro. É necessária a imediata instalação de rigorosa investigação para apurar responsabilidades, em todas as instâncias envolvidas.

Há menos de dez meses, o país foi impactado pelo então maior desastre da história de sua aviação civil. A tragédia do Boeing da Gol, em setembro do ano passado, levantou o véu do inferno aéreo em que vivíamos - e ignorávamos.

Desde então, o país presenciou, entre indignado e estupefato, sucessivos transtornos em seus aeroportos, sem a contrapartida de qualquer providência concreta por parte das autoridades.

Constatou o desarranjo na política de pessoal dos controladores de vôo. Constatou que, não obstante a montanha de dinheiro do contribuinte gasta na reforma de aeroportos em todo o país, em faraônicas obras de fachada, a infra-estrutura de segurança continua precaríssima.

Aeroporto não é shopping center. E esse equívoco criminoso, perpetrado com dinheiro público, tornou o ato de viajar uma temeridade, conspirando contra a segurança do cidadão e contra a própria economia e a indústria do turismo.

Não há outra palavra para designar a tragédia de Congonhas: vergonha!

Cezar Britto
Presidente”

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres