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OUVIDORIA / RELATÓRIO

Dados estatísticos


A Ouvidoria-Geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil foi criada pelo Provimento n. 123/2007 de 6 de novembro de 2007, com a finalidade de "ampliar os canais de participação dos advogados, dos estagiários e dos estudantes de Direito, bem como de todos e quaisquer interessados, e, em defesa de seus direitos e interesses, melhorar a qualidade dos trabalhos do Conselho Federal e, em regime de cooperação, dos Conselhos Seccionais e Subseções da OAB, bem como dos órgãos e departamentos integrantes das suas estruturas organizacionais, em quaisquer de suas esferas, visando a colaborar para o aperfeiçoamento, a transparência e a eficácia das atividades, assistência, defesa e prestação de serviços oferecidos aos seus inscritos e à comunidade em geral", e, tem como uma de suas atribuições, a de informar, anualmente, suas atividades realizadas.


Diante disso, seguem abaixo as estatísticas das demandas recebidas e tratadas durante a gestão de 2010 a 2013, com dados atualizados até 31.12.2012.


As demandas recepcionadas pela Ouvidoria possuem motivações e causas diversas e abordam assuntos de ordem institucional ou não. Após análise imparcial das manifestações, elencadas por relevância do tema e repercussão do caso, estas são tratadas individualmente para emissão de resposta e ou encaminhamento adequado. Até mesmo para as demandas julgadas não pertinentes com os serviços da OAB, são emitidas respostas que propõem alternativas aos usuários.


• Em 2010, a Ouvidoria recebeu 17.795 (dezessete mil e setecentos e noventa e cinco) demandas.


• Em 2011, recebemos 22.003 (vinte e duas mil e três) demandas, das quais 21.021 (vinte e uma mil e vinte e uma) demandas foram recebidas via formulário “fale conosco” (site); 914 (novecentas e quatorze) atendimentos por telefone; 38 (trinta e oito) atendimentos pessoais e 30 (trinta) expedientes físicos protocolados.


• Em 2012, recebemos 11.829 (onze mil oitocentos e vinte e nove) demandas, das quais 3.838 (três mil oitocentos e trinta e oito) foram anteriores ao sistema da Ouvidoria e 7.991 (sete mil novecentos e noventa e uma) após a implantação do sistema, das quais 7.935 (sete mil novecentos e trinta e cinco) foram recepcionadas pelo formulário “fale conosco”; 45 atendimentos por telefone; 10 (dez) atendimentos pessoais e 23 (vinte e três) expedientes físicos protocolados.


• Em 2013, recebemos 15.773 (quinze mil setecentos e setenta e três) demandas, das quais 15.569 (quinze mil quinhentos e sessenta e nove) demandas foram recebidas pelo Sistema da Ouvidoria, via formulário Fale Conosco (site); 189 (cento e oitenta e nove) atendimentos por telefone; 14 (quatorze) atendimentos pessoais e 72 (setenta e duas) expedientes físicos protocolados via Sistema de Gestão Documental – SGD.

DEMANDAS RECEBIDAS DURANTE A GESTÃO