Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB apoia mãe brasileira que teve filhos retidos por Justiça alemã

sexta-feira, 4 de maio de 2012 às 11h44

Brasília - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu dar apoio à brasileira Jacy Raduan, uma advogada de São Paulo, em sua luta para reaver dois filhos de um casamento desfeito com um alemão que estão retidos na Alemanha. Os meninos se encontram naquele país entregues à guarda do pai, por decisão da Justiça alemã. O apoio foi anunciado pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto, após audiência com Jacy Raduan. Ele disse que a Comissão está estudando o caso para estabelecer as formas jurídicas e diplomáticas mais eficientes de ajuda à advogada.
 

Jacy Raduan vivia na Alemanha quando, junto ao marido e os dois filhos, a família decidiu mudar para o Brasil, onde o casal acabou se separando – segundo ela, pelo fato dele não ter encontrado emprego, decidindo regressar à Alemanha. Algum tempo depois da separação, conforme relatou ao presidente da Comissão de Relações Internacionais, ela aceitou pedido de seu ex-marido para levar os filhos  àquele país para que ele os visse. Mas, chegando  lá, conta que seus filhos foram tomados por decisão da Justiça alemã.
 

Ainda segundo o relato de Jacy a Cezar Britto, a Justiça alemã não a reconhece como mãe dos meninos e ainda a teria ameaçado dar seus dois filhos à adoção, caso  continue tentando na Justiça a guarda deles. Ela relatou também que já bateu às portas do governo e da diplomacia brasileira, mas não obteve sucesso. “Os brasileiros ainda carecem muito da cobertura do governo brasileiro fora do Brasil”, desabafou ela.
 

Hoje, morando no Brasil, Jacy está afastada dos filhos. Ela informa que a Justiça alemã a proibiu de ter qualquer tipo de contato com os filhos, além de tentar criminalizá-la e de tratá-la como terrorista. A despeito dos obstáculos,  a advogada informou que embarcará para a Alemanha na próxima terça-feira (08), “pois como mãe real tenho o direito e preciso ficar perto dos meus filhos”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres