A Criação

Clique para ampliarInaugurado em 15 de setembro de 2003, Museu Histórico da OAB objetiva resgatar e preservar o acervo histórico de seus membros, bem como daqueles se destacaram sobremaneira no exercício profissional da advocacia.Tem também o propósito de valorizar, prestigiar e divulgar a importância do Direito e da Entidade no panorama histórico nacional.

Clique para ampliarO espaço onde hoje funciona o Museu era o hall de entrada do edifício que sediou o Conselho Federal da OAB nos anos 90. Em dezembro de 2000 foi inaugurada uma nova sede, mais ampla e exclusiva. A partir de então, vários planos foram discutidos para aproveitar o espaço do antigo edifício-sede, destacando-se a idéia de se montar um memorial que retratasse a trajetória da Instituição. Tal proposta foi Clique para ampliaramadurecida e concretizada na gestão do Presidente Rubens Approbato Machado (2001-2004), que por meio da Resolução Nº 17, de 31 de julho de 2003, determinou a criação do Museu Histórico da OAB. Na época, o então Presidente do Senado, José Sarney, teve destacado papel no processo de sua criação, ao gentilmente designar a funcionária responsável pelo Museu do Senado Federal, Sra. Tânia Toledo Tenório, para dar suporte técnico ao projeto instalado na OAB.

Clique para ampliarEm fevereiro de 2005, na gestão do Presidente Roberto Antonio Busato (2004-2007), os demais espaços da sede antiga foram adaptados para sediar o Centro Cultural Evandro Lins e Silva. O Centro Cultural abriga também a biblioteca da Ordem, livraria/editora, sala do advogado, Espaço Rui Barbosa e Escola Nacional de Advocacia, formando um amplo complexo de atendimento ao público externo e valorizando ainda mais a divulgação do Museu.

Clique para ampliarO processo de criação/idealização do Museu contou com a colaboração da esposa do então Presidente do Conselho Federal, Rubens Approbato Machado, a artista plástica Miryam de Lourdes Paulillo Machado, e da pesquisadora Anna Maria Bianchini Baeta, esposa do Membro Honorário Vitalício Hermann Assis Baeta.

Clique para ampliarAmbas participaram ativamente da montagem do Museu, sugerindo a composição de vitrines, painéis e pesquisas, como é o caso da publicação “Para conhecer o Museu: Aspectos relevantes” e do painel “A Constituição de normas do Direito ao longo da História” que retrata visualmente os dez principais códigos jurídicos da humanidade.

Clique para ampliarMyriam Machado e Anna Baeta também contribuíram para a realização da primeira exposição temática elaborada pelo Museu, “OAB fez e faz história”, que reuniu fotos da participação da Ordem em alguns dos mais importantes acontecimentos da história do país, como o Movimento pelas Diretas Já, o Movimento Pró Constituinte e o Movimento Pró Impeachment pela ética na política.

O Museu Histórico da OAB é assessorado por um Conselho Curador, composto pela totalidade dos ex-presidentes do Conselho Federal da OAB não falecidos, os denominados Membros Honorários Vitalícios que representam a memória viva da instituição. O atual Presidente do Conselho Curador é Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante, eleito em reunião realizada a 14 de março de 2005.