OAB presta homenagem especial ao conselheiro Gustavo Branco

domingo, 10 de dezembro de 2006 às 07:44

Brasília, 10/12/2006 – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou hoje (10) uma homenagem especial dentro da programação de seu Projeto Memória ao conselheiro federal licenciado da entidade por Minas Gerais, Gustavo de Azevedo Branco, que estava afastado de suas atividades na casa devido a motivos de saúde. A homenagem fio realizada no Centro Cultural Evandro Lins e Silva, em Brasília. O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, afirmou durante a sessão plenária da entidade, realizada no dia de hoje, que Gustavo Branco foi “um dos maiores conselheiros federais da OAB de todos os tempos”.

Nascido em 14 de dezembro de 1915 no Rio de Janeiro, Gustavo Branco se formou em Direito em 1939 pela Universidade Federal do Brasil e transferiu-se em 1942 para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde exerceu a advocacia. Foi chefe do serviço jurídico da Companhia Siderúrgica Mannesmann, atuou como conselheiro por vários anos da Seccional da OAB de Minas Gerais e presidiu o Conselho da OAB mineira por quatro anos. Gustavo Branco atuou ainda como juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais na vaga destinada à advocacia durante nove anos.

O advogado foi agraciado com diversos prêmios e comendas por serviços prestados, dentre os quais o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, o de Cidadão Honorário Belohorizontino e a Comenda Professor Gerson de Britto de Melo Gozon. Gustavo Branco é, ainda, professor da PUC de Minas, na cadeira de Direito Civil, tendo sido designado por inúmeras vezes para ser examinador em diversos concursos na área jurídica.

O Projeto Memória é uma homenagem instituída na gestão de Busato e homenageia profissionais que prestaram serviços importantes à advocacia de seus Estados ou à história da entidade no Brasil.