OAB-BA homenageia advogados de presos políticos

domingo, 12 de março de 2006 às 07:45

Salvador, 12/03/2006 - Os advogados que se destacaram na Bahia pela defesa de presos políticos na época da ditadura militar vão ser homenageados pela Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, na cerimônia especial “Tributo à Democracia – Homenagem aos que fazem do seu trabalho uma tribuna em defesa da cidadania”, que acontece amanhã (13), às 18 horas, no Teatro Castro Alves. Vão ser homenageados também o presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, o vice-presidente do Tribunal Superior Militar, Flávio Bierrenbach, e o presidente da Seccional da OAB do Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira.

Também serão homenageados advogados com 75 ou mais anos de idade, os que têm 50 anos de advocacia, a equipe de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, autora da matéria sobre a queima de arquivos da época da ditadura ocorrida na Base Área de Salvador. No início do evento, que será aberto pelo presidente da OAB-BA, Dinailton Oliveira, haverá apresentação do Duo Barros Reis e o encerramento acontecerá com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, tendo como solista o compositor Carlinhos Brown, sob a regência do maestro Jaques Morelenbaum.

Um dos homenageados como defensor de presos, o advogado Inácio Gomes, lembra que sua ação e dos seus colegas de profissão foi muito importante, mas defende que o papel principal na luta contra o autoritarismo foi dos presos políticos: “O gesto da OAB-BA eu agradeço, mas quero transferir a homenagem para os que foram nossos clientes, porque estes, sim, com sacrifício de sua liberdade, com o preço da tortura ou até da própria vida, é que contribuíram substancialmente para que a Ditadura tivesse fim”.

Inácio Gomes espera ainda que a sociedade civil organizada volte a se mobilizar contra a tortura, com a mesma força. “Chego a pensar que naquela época nós não lutamos contra a tortura e sim a favor dos torturados, já que hoje a tortura continua, só que atinge pessoas de classe social diferente, e continuamos omissos”.

Os advogados homenageados pela atuação na época da Ditadura Militar são:

- Augusto Raymundo Bomfim de Paula
- Inácio Gomes
- Jaime Rodrigues Guimarães (in memorian)
- Josaphat Ramos Marinho (in memorian)
- José Borba Pedreira Lapa
- Luiz Humberto Agle
- Maria Helena Guimarães
- Marcelo Duarte
- Pedro Milton de Brito (in memorian)
- Raul Afonso Nogueira Chaves (in memorian)
- Ronilda Noblat