OAB-DF celebra 63 anos de história

quinta-feira, 25 de maio de 2023 às 02:56

Em 25 de maio de 1960, há 63 anos, a seccional da OAB do Distrito Federal era instalada em Brasília, 34 dias depois da inauguração da capital, para representar e desenvolver a advocacia no Distrito Federal. Para comemorar a data, os funcionários da casa produziram um vídeo mostrando o funcionamento da casa e uma marca da nova idade será lançada. 

A seccional começou as atividades em uma sala emprestada pelo Tribunal de Justiça, na Esplanada dos Ministérios. Mais tarde, com o crescimento do número de inscritos, em janeiro de 1983, se mudou para a sede própria, no atual endereço, na 516 Norte.

"É uma honra estar à frente da OAB-DF quando celebramos 63 anos de história, luta e conquistas em prol da advocacia e da sociedade. Seguimos fortes e irmanados pela justiça e pela democracia, prontos para atender aos desafios que se impõem no nosso país e no DF", comemorou o presidente da seccional, Délio Lins e Silva. 

Ao longo dessas mais de três décadas, mais de 65 mil advogados e advogadas construíram essa história. Hoje, aproximadamente três mil novos colegas ingressam na OAB-DF a cada ano. Atualmente, são 51.408 advogados regularmente inscritos. Há, ainda, 109 comissões temáticas ativas, com 4.980 integrantes, e 13 subseções.

Conselheira federal pelo DF e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno destaca o papel vanguardista da seccional. “Hoje, temos uma OAB completamente paritária, pela primeira vez. A do DF foi a primeira seccional do Brasil que trouxe, no conselho de quase 100 pessoas, metade homens e metade mulheres, rigorosamente. Na diretoria, também. A seccional do DF é uma entidade de firmeza e relevância para todo o país. É um orgulho ajudar a construir essa história”, disse. 

No momento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a seccional reorganizou processos internos, reduziu burocracias e ampliou a digitalização dos serviços com o programa OAB-DF Digital. Foram prorrogadas as anuidades e ampliados os recursos para auxílios. 

Neste ano, a OAB-DF teve papel de destaque no enfrentamento à situação gerada pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, tendo sido homenageada pelo Conselho Federal da OAB em sessão plenária da casa. 

O Conselho Pleno da OAB concedeu, na sessão de 6 de fevereiro, láurea à seccional da entidade no Distrito Federal pelo trabalho feito depois dos atentados. O movimento do início do ano atacou as sedes dos Três Poderes da República. Mais de mil pessoas foram detidas, e a OAB-DF esteve presente desde o início acompanhando as detenções e as medidas subsequentes.

A láurea dedicada à OAB-DF foi entregue pelo presidente Beto Simonetti ao presidente da seccional e ressalta a destacada atuação e comprometimento com as causas democráticas e amplo direito de defesa. "A seccional do Distrito Federal destacou-se nesse processo, dando provas públicas de resiliência, protagonizando, ombro a ombro com o Conselho Federal, o processo que culminou na retomada das sedes dos Três Poderes, na apuração de responsabilidades e na identificação dos autores das barbáries vistas", pontuou a homenagem.

Simonetti ressaltou as dificuldades enfrentadas e a ação rápida e competente da entidade. "Os nossos colegas e as nossas colegas da seccional da OAB-DF fizeram um trabalho sobre-humano para que nós pudéssemos naquele momento superar o ápice da crise — e o trabalho ainda não parou. O trabalho produzido pela OAB-DF tem valor histórico, significativo valor histórico”, pontuou o presidente do CFOAB.