Simonetti recebe título de Cidadão Piauiense em cerimônia prestigiada

quinta-feira, 05 de janeiro de 2023 às 04:00

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu o título de Cidadão Piauiense nesta quinta-feira (5/1), em Teresina, na sede do Parlamento estadual. A concessão da honraria, destinada a pessoas que contribuem com o desenvolvimento local, foi acompanhada por representantes da advocacia, além de Judiciário, Legislativo e Executivo.

“Tenho muito orgulho de representar a advocacia brasileira nesta ocasião. Sempre me identifiquei com o povo piauiense, com sua terra e seus costumes”, registrou Simonetti. “Hoje, sinto que um pedaço de mim se torna definitivamente piauiense, e isso me enche de alegria e gratidão. Este é um dia extraordinário, que ficará marcado para sempre em minha trajetória. Sou apaixonado por esta terra e, agora, meu impulso por justiça e cidadania neste grandioso Estado se intensifica ainda mais."

Em sua manifestação, o presidente da Ordem reafirmou a honra de ser cidadão de um Estado que contribuiu com nomes importantes ao longo da história para o desenvolvimento do país. Entre essas personalidades está Esperança Garcia, reconhecida como a primeira advogada brasileira pelo Conselho Federal da OAB em novembro do ano passado. “Da Batalha do Jenipapo à abertura democrática, piauienses sempre estiveram na vanguarda das transformações que nos permitiram almejar um país justo e igualitário”, disse Simonetti.

Citou, ainda, piauienses que têm atuação destacada no cenário histórico atual, como o membro honorário vitalício e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que, embora tenha nascido em Brasília, passou a infância na cidade dos pais, Corrente, no interior do Piauí.

“Eu já me sentia acolhido e bem-vindo nesta terra, mas este título consagra o meu vínculo com os cidadãos e cidadãs piauienses”, reforçou Simonetti, fazendo menção especial aos mais de 16 mil advogados e advogadas que atuam no Estado.

A concessão da honraria foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB). Em sua manifestação, Pires salientou a atenção que o presidente da OAB Nacional dispensa ao Piauí, defendendo causas ligadas à cidadania e ao devido processo legal. O parlamentar também exaltou o reconhecimento destinado a Esperança Garcia. “Esta é uma homenagem não apenas ao Beto Simonetti, que tem um vasto currículo, mas a toda a advocacia piauiense e brasileira."

O deputado também pontuou que o governo estadual irá doar um busto de Esperança Garcia à OAB Nacional para ser colocado na sede da entidade em Brasília. A obra será realizada pela artista plástica Dora Parentes.

A homenagem a Simonetti foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí e publicada em 30 de agosto de 2022, por meio do Decreto Legislativo 673/2022.

Presenças

A sessão foi acompanhada pelo membro honorário vitalício e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva; o governador do Estado, Rafael Fonteles; o presidente da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA), Ronnie Preuss Duarte; o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto; o presidente da OAB-CE e presidente do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB Nacional, Erinaldo Dantas; o presidente da OAB-TO, Gedeon Batista Júnior; o ex-presidente da OAB-CE e membro da Academia Brasileira de Direito Valdetário Monteiro; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Marcello Terto; os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público Rodrigo Badaró e Otavio Luiz Rodrigues Junior; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa; entre outras autoridades.

Leia aqui a íntegra do discurso de Simonetti na cerimônia.