Último dia do 19º Enja apresenta painel sobre direito e inovação

sexta-feira, 02 de dezembro de 2022 às 06:36

No mundo atual, onde as inovações tecnológicas provocam mudanças em diversos setores da sociedade, o mercado jurídico se renova e se adapta a cada dia. Para debater sobre os impactos dessas atualizações na prática da advocacia, o 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), evento que ocorre em Salvador, promoveu na manhã desta sexta-feira (2/11) o painel “Direito e Inovação - Legal design, gestão jurídica e novas competências”. O coordenador nacional da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Eduardo Uchôa Athayde, participou do evento.

O momento foi marcado pela troca de vivências entre os jovens advogados e os profissionais que já atuam há décadas no mercado. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Mauricio Leahy, presidiu a mesa, e relatou as mudanças que observou ao longo dos anos na forma de se fazer o marketing jurídico, antes realizado unicamente fora das redes sociais. 

A conselheira do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia e Secretária Geral da Comissão Especial de Marketing Jurídico da OAB, Lorena Caldas, ressaltou a importância dos advogados e advogadas se inserirem no mundo online, sendo ativos na produção de conteúdo digital. A advogada afirmou que essa competência, antes vista como algo facultativo, agora é imprescindível para todo profissional que busca construir uma marca forte online, ampliar a rede de contatos e prospectar mais clientes.

Durante a sua participação no evento, o coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde, falou para os novos profissionais sobre a importância de construir uma reputação forte na vida real e também no ambiente online. Uchôa também destacou a importância de nutrir uma atitude empreendedora e se adaptar ao cenário atual. “A velocidade e as transformações digitais estão ocorrendo também no mercado jurídico e quem não estiver de acordo com isso, quem não lutar com relação a isso vai estar fora do mercado”, afirmou.

A advogada e estrategista digital Thaís Beldel incentivou os jovens advogados a buscarem se acompanhar as tendências do marketing jurídico e estarem abertos ao novo. Beldel também recomendou que os profissionais desenvolvam a habilidade comercial na advocacia, visto que essa é uma competência essencial para alcançar bons resultados no mercado. 

A vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa, citou as sete competências essenciais para o sucesso na advocacia, que seriam a postura inovadora e criativa, a inteligência emocional, a atitude profissional positiva e empreendedora, o conhecimento de gestão e negócios, a capacidade de relacionamento interpessoal e em equipe, a persuasão e a boa comunicação.