Jovens advogados participam de painel sobre gestão de escritórios no Enja

sexta-feira, 02 de dezembro de 2022 às 03:52

O último painel realizado no 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), em Salvador, tratou do tema “Gestão estratégica para escritórios de advocacia”. Nesta sexta-feira (2/12), três jovens profissionais dividiram suas experiências na área do direito e da administração. As palestras foram acompanhadas pelo diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, que também deu dicas sobre a organização necessária para o setor.

“A faculdade não nos ensina a ser gestor, mas sim técnico para buscar e defender o direito, para litigar em um processo, mas não administrar. Hoje, o profissional que não vê o escritório como uma empresa, mas o gere apenas como um instrumento de acompanhamento de processos, está fadado ao insucesso”, disse Campos.

Ele completou destacando pontos-chave que devem ser observados na rotina administrativa. “O escritório tem que ser gerido com controle de custos, com presença, respeitando os limites éticos, sabendo se posicionar no mercado, de forma que a gestão estratégica, neste mercado globalizado com acesso a toda a e qualquer informação em tempo real, pode evitar dificuldades”.

A primeira palestra do painel foi realizada pelo especialista em branding Junior das Neves. Para ele, é importante avaliar se o serviço oferecido gera valor ao cliente. Também pontuou que é preciso demonstrar autoridade em relação aos trabalhos realizados. A advogada Thayssa Barboza falou sobre gestão de escritório, pontuando que é preciso, no começo, ter técnica, meta e estratégia. Em um segundo momento, é preciso saber captar clientes, precificar e delegar.

A advogada especializada em Direito Imobiliário Gabriela Macedo focou sua fala na necessidade de inovação, planejamento e estratégia como ingredientes de um escritório de sucesso. O painel foi mediado pela vice-presidente da Comissão Consultiva da Jovem Advocacia da OAB-BA, Gabriel Marinho.