Obra sobre advocacia digital, com prefácio de diretor-tesoureiro do CFOAB, é lançada nesta sexta

sexta-feira, 25 de novembro de 2022 às 12:58

Na manhã desta sexta-feira (25/11), foi realizado o lançamento do livro “Advocacia 5.0 de Sucesso”, das advogadas Ana Lúcia Ricarte e Dynair Alves de Souza, que discorre sobre a era digital da advocacia brasileira. A obra reúne uma série de artigos e tem o prefácio do diretor-tesoureiro da OAB, Leonardo Campos.

A publicação retrata a realidade da advocacia no atual cenário e apresenta abordagens sobre as habilidades que devem ser consideradas, além da capacidade técnico-jurídica do profissional, como as novas tecnologias a serviço da melhor gestão dos negócios jurídicos, com foco na diferenciação do atendimento ao cliente. 

“Ana Lúcia Ricarte vem presenteando a advocacia do Brasil com uma obra extremamente importante que vem a calhar com o momento em que a gente vive. A advocacia passa por constante transformação, e no pós-pandemia isso se acentuou ainda mais, é uma nova realidade de advogar, principalmente no meio virtual. A Advocacia 5.0 é uma realidade do mercado, e essa obra vai auxiliar, principalmente, os novos advogados que estão chegando ao mercado”, afirmou Campos.

Segundo a autora, o livro foi pensado no sentido de levar aos advogados uma nova visão de trabalho durante e pós-pandemia. “São diversos artigos que foram construídos durante esse processo de crescimento e mudança que tivemos. Queremos que a advocacia entenda que nós já estamos vivendo uma advocacia 5.0, que é uma advocacia em que a tecnologia está presente, não para substituir o advogado, mas para ser uma aliada no combate aos nossos problemas e, mais que isso, ajudar o ser humano no crescimento com uma visão mais humanista.”

Outros lançamentos

Durante o evento, também ocorreu o lançamento dos livros "Marketing Jurídico Prático", escrito pela presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB, Tiaciana Arêa Leão Sousa, e os advogados Adnilson Hipólito, Alexandre de Souza Teixeira, Gabriela Garcete Fornells, Gustavo Rocha, Mariellen Romero e Rafael Faria Gagliardi; "Acesso à Justiça", obra organizada pela advogada e economista Lídia Maria Ribas e pela vice-presidente do Tribunal Administrativo e Tributário da Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul (TAT/MS), Gigliola Lilian Decarli; e "Cabotagem Brasileira BR do Mar", de autoria da advogada e integrante da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB-SC Sabine Mara Müller.