Encontro das Comissões da Mulher Advogada tem pauta ampla e delibera sobre cronograma para 2023

quarta-feira, 23 de novembro de 2022 às 07:06

A Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) deu continuidade, nesta terça-feira (22/11), ao Encontro das Comissões da Mulher Advogada que teve início na segunda-feira (21/11). A ampla pauta do encontro deu encaminhamentos a respeito de temas como educação e qualificação, violência doméstica, convênio com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), e cronograma para as próximas reuniões e eventos a serem promovidos. 

O evento contou com a presença de 35 mulheres, entre presidentes de comissões da mulher advogada das seccionais, integrantes da CNMA, conselheiras federais e integrantes de subseções da OAB.

O encontro foi dividido em três eixos temáticos: Projeto de Combate ao Assédio Sexual e Moral, Campanha de Combate às Violências e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Também deliberaram sobre ações que envolvem a Conferência Nacional da Advocacia, as conferências estaduais e o calendário de eventos para 2023.

Cristiane Damasceno, presidente da CNMA, abriu o encontro e passou, na sequência, a palavra para a presidente de honra da CNMA e presidente da comissão da seccional da OAB-AL, Fernanda Marinela. Elas debateram sobre o projeto em combate ao assédio sexual e moral a ser lançado em todas as seccionais da OAB.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, marcou presença no encontro e destacou estar “sempre à disposição para a valorização da mulher advogada, a defesa da mulher advogada, das prerrogativas da mulher advogada”. De acordo com ele, a sociedade espera esse resgate, e a OAB tem feito a partir desta gestão.

“Na qualidade de representante da Ordem representando 1,4 milhão de advogados, dos quais quase 700 mil advogadas, faço o reconhecimento e testemunho público do excelente trabalho que todas vocês já têm escrito na história da nossa instituição, que completou 92 anos de existência. Portanto, todas as senhoras incluem, com muito valor, o nome de cada uma na história da Ordem, uma instituição quase centenária”, ressaltou. 

Estiveram presentes as presidentes das comissões do Distrito Federal, Nildete Santana; Goiás, Fabíola Ariadne; Espírito Santo, Genaina Vasconcelos; Maranhão, Nathusa Chaves; Mato Grosso do Sul, Beatriz Stuart; Minas Gerais, Natália Damasceno; Pará, Gabrielle Maues; Paraná, Emma Bueno; Pernambuco, Isabela Lessa; Piauí, Beatriz de Souza; Rio de Janeiro, Flávia Ribeiro; Rio Grande do Sul, Márcia Schwantes; Sergipe, Flávia Elaine; São Paulo, Isabela de Castro.

Participações

Também acompanharam, de forma presencial, membra da CNMA, Sarah Serruya Assis; conselheira federal da OAB-AL, Cláudia Lopes Medeiros; vice-presidente da caixa de assistência do Piauí, Dalva Fernandes; representante  da comissão da mulher advogada do Amapá, Angela Maruska; secretária adjunta da OAB-DF, Vera Aparecida; secretária-geral da comissão da mulher da OAB-DF, Ana Paula Tavares; presidente e secretária da comissão da subseção de Ceilândia (DF), Danielle Cristina Ferreira de Sousa e Lorruana Medeiros Oliveira; presidente da comissão da subseção de Planaltina (DF), Mayra de Jesus Saraiva Leão; vice-presidente da subseção de Ceilândia (DF), Hanelise Justo; vice-presidente da comissão da subseção de Sobradinho (DF), Grazielle Marques; conselheira seccional da OAB-DF, Veranne Cristina Melo; e presidente da comissão do Paranoá (DF), Viviane Santos Magalhães Santana.

Por videoconferência, participaram a presidente da comissão de Rondônia, Ana Paula Lima Soares; a vice-presidente da seccional do Maranhão, Tatiana Maria Pereira Costa; e a diretora de eventos da comissão da mulher de Minas Gerais, Brenda Torres.

Confraternização

Na noite desta quarta-feira (23/11), o Encontro das Diretoras com as Conselheiras Federais foi uma oportunidade de reflexão e confraternização. Reunidas na sede do Conselho Federal, as conselheiras puderam trocar experiências e falar de si, bem como dialogar a respeito do papel de lutas das mulheres dentro e fora do sistema OAB.

A secretária-geral adjunta da OAB Nacional, Milena Gama, fez uma fala em defesa da união entre as mulheres. “Penso que um de nossos desafios é a união das mulheres dentro e fora da OAB. Penso que a prática de união entre as mulheres é o critério definidor do avanço da luta feminina em defesa da igualdade”, disse Milena. “Precisamos que todas nós façamos parte de um mesmo grupo. Podemos divergir e certamente discordaremos muitas vezes. No entanto, a ponte que nos permitirá avançar na busca comum em defesa de uma OAB cada vez mais plural é operando com união”, acrescentou.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, falou sobre a luta por espaços e por igualdade dentro e fora da advocacia e incentivou a construção de um legado para cada mulher. “Temos de estar aqui pelas pessoas e para as pessoas porque é isso que fica da vida. O que queremos levar quando partirmos daqui é o legado daquilo que plantamos no coração das pessoas. Essa é a nossa missão enquanto mulheres de Ordem e que ocupam esses espaços. Não desistam. Estejamos todas nas trincheiras nos doando. As gerações futuras virão e se lembraram de nossa luta”, disse.