Ex-presidente da OAB-CE toma posse na Academia Brasileira de Direito

terça-feira, 15 de novembro de 2022 às 06:12

O ex-presidente da OAB-CE e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Monteiro, tomará posse na Academia Brasileira de Direito (ABD), nesta quarta-feira (16/11), em cerimônia a ser realizada em Brasília. O advogado e professor irá ocupar a Cadeira de número 46, destinada à OAB, tendo como patrono o jurista Paulo Bonavides.

“Este é mais um reconhecimento à trajetória profícua e de devoção à advocacia de Valdetário Monteiro. Ganha a Academia Brasileira de Direito, que terá nele um grande conhecedor do ofício, e a sociedade, a partir de suas contribuições como acadêmico”, registra o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

O anúncio da escolha de Valdetário para a ABD foi realizado pelo presidente da entidade, André Augusto Malcher Vieira, após decisão unânime de seus integrantes, a partir da relevância da produção intelectual no mundo acadêmico e jurídico.

A ABD reúne 50 juristas em 50 cadeiras, todas com membros efetivos e perpétuos e seus patronos de todos os estados do país. O objetivo da entidade é o estudo do Direito, o aperfeiçoamento do ensino do Direito e a difusão dos diversos matizes jurídicos.

Valdetário Monteiro

Valdetário é advogado, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Nacional, membro e ex-presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas, membro da Academia Cearense de Direito, membro do Instituto dos Advogados do Ceará e professor nas disciplinas de Direito Tributário e Processo Civil. É escritor de diversos livros, entre eles, “CNJ na perspectiva da advocacia”, além de autor de artigos científicos.

Posse

A posse será realizada nesta quarta-feira (16/11), às 19h, no Unique Palace – Espaço JK (Setor de Clubes Esportivos Sul -SCES, Trecho 2, Conjunto 42, Brasília).