OAB é parceira da Ação da Cidadania na luta contra a fome

terça-feira, 26 de julho de 2022 às 02:20

O Conselho Federal da OAB, em sua missão de representar a cidadania, é parceiro institucional da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida (Ação da Cidadania) na luta contra a fome no país. A organização não-governamental nasceu do sonho e trabalho do ícone Betinho, o sociólogo Herbert José de Sousa (1935-1997).

Em sua mais recente iniciativa, a Ação da Cidadania propõe à sociedade brasileira um pacto: ser parte da solução de vida para os 33 milhões de brasileiros que não têm o que comer – 15% da população. Trata-se, portanto, do 15 por 15 – Pacto pelos 15% com fome, projeto que usa o número para sugerir a implementação de sugestões práticas e efetivas: doação de 15% das vendas do dia 15 de uma empresa, doação de R$ 15, dedicação de 15 segundos do seu tempo para divulgar a campanha, entre outras.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, entende que a entidade deve não somente apoiar iniciativas do tipo, como também envolver-se como parceiro efetivo. “A Ordem está à inteira disposição para uma caminhada conjunta. Enquanto voz da cidadania, [a OAB] não medirá esforços para contribuir com o combate à mazela da fome, que ano após ano vitima milhares de pessoas no Brasil”, disse.

Em março deste ano, dirigentes da OAB Nacional e da Ação da Cidadania se reuniram na sede da Ordem, em Brasília. Simonetti recebeu, na ocasião, o presidente do Conselho da Ação da Cidadania, Daniel Souza, e o diretor-executivo da entidade, Kiko Afonso. A presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Silvia Souza, também participou do encontro.