OAB e Anafe alinham pautas da advocacia pública federal

quarta-feira, 23 de março de 2022 às 01:09

A OAB Nacional e a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) tiveram, na manhã desta quarta-feira (23/2), um encontro para diálogo institucional. O presidente da Ordem, Beto Simonetti, recebeu em seu gabinete dirigentes da Anafe para tratar de demandas das carreiras da advocacia pública federal.

Simonetti destacou que a OAB não faz qualquer distinção representativa entre a advocacia pública e a privada.  “Somos todos advogados, somos todos a voz do cidadão. O que buscamos é o fortalecimento da profissão como um todo, seja na esfera privada ou na pública. Na pública, a Ordem batalha para que a advocacia tenha a tão sonhada autonomia efetiva e o respeito irrestrito às suas prerrogativas”, apontou.

O presidente da Anafe, Lademir Gomes da Rocha, agradeceu o apoio e a acolhida da OAB, bem como reforçou a confiança da advocacia pública na gestão de Simonetti. O mandatário também falou sobre o trâmite de matérias legislativas que afetam a carreira. 

“Destaco um grupo de trabalho, implementado semana passada no Congresso Nacional, que carrega a nomenclatura de ser voltado ao aprimoramento da advocacia pública federal. Mas preocupa à Anafe o fato de que algumas discussões podem ser o pano de fundo para questões na contramão, ou seja, em prejuízo das carreiras. É o caso dos honorários da advocacia pública”, alertou.

Em resposta, Simonetti destacou que “a atuação legislativa em favor dos pleitos da advocacia pública federal já é ponto permanente de atenção da OAB e que é perceptível a boa vontade legislativa em dialogar com a instituição, de modo que há otimismo para que as demandas avancem de modo positivo”.

Também participaram do encontro a vice-presidente da Anafe, Luciana Hoff; a diretora de Assuntos Institucionais, Patrícia Rossato Nunes; e o indicado da OAB para a vaga de conselheiro do CNJ, Marcello Terto, que é ex-presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB.