Entidades promovem manifestação em solidariedade a Santa Cruz

terça-feira, 13 de agosto de 2019 às 07:57

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou na manhã desta terça-feira (13) de manifestação organizada por diversas entidades em solidariedade aos ataques sofridos por ele e pela Ordem. Santa Cruz defendeu a Constituição e uma atuação serena e ativa da advocacia nas diferentes instâncias do judiciário para combater a polarização e o autoritarismo.

Participaram da manifestação advogados, advogadas e representantes da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia (ADJC), Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), entre outros.

“A Constituição e o Estatuto da Ordem são os escudos que nos permitem resistir a esse momento tão desfavorável. Rui Barbosa dizia que a advocacia não tem função em tempos de marasmo. Ela serve para resistir nesses momentos em que aparece a ameaça de autoritarismo. Serve para resistir nos tribunais. É nos tribunais que podemos fazer a diferença. Não vamos nos deixar envolver pela polarização e pela intolerância. O caminho para superar tudo isso é solidariedade, fraternidade e direitos”, disse Santa Cruz.

A presidente da ABRAT, Alessandra Camarano, disse que “os ataques desferidos contra o Felipe Santa Cruz foram também contra a OAB e toda a advocacia”. “A OAB é uma instituição de defesa das prerrogativas da advocacia, da democracia, dos direitos humanos e da paz social”, afirmou ela.

Após a manifestação, Santa Cruz recebeu a secretária da mulher e dos direitos humanos de Alagoas, Maria José da Silva. À noite, o presidente da OAB participou na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de solenidade anual de entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.