Deu na mídia: OAB e os 30 anos da Constituição Federal

sexta-feira, 05 de outubro de 2018 às 11:01

Brasília – A imprensa nacional repercutiu a participação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, durante a sessão solene realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para comemorar os 30 anos da Constituição de 1988. Participaram da solenidade, conduzida pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, o presidente da República, Michel Temer, todos os ministros da Corte, ministros aposentados do STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e também a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça.

Além disso, deu amplo destaque a afirmação de que o Brasil vive um dos períodos mais turbulentos, controversos e complexos de toda a sua história republicana, com dois presidentes depostos por impeachment, numerosos agentes públicos e empresários graduados presos, denunciados ou processados. Assista: 

O Jornal da Globo e o matutino Hora Um destacaram o trecho em que o presidente afirma que o antídoto ao extremismo, venha de onde vier, é - e sempre será - a nossa Constituição. Assista: 

A TV Justiça pontuou dois momentos do discurso de Lamachia. O primeiro onde ele defende que a Constituição seja a bússola da sociedade. O segundo, onde ele ressalta apesar das imperfeições, não é a Constituição a responsável pelas turbulências da atual conjuntura. Assista:


A TV Brasil destacou o trecho em que Lamachia afirma que o país enfrenta um momento como “jamais se viu nada igual, a não ser em regimes de exceção. A diferença, porém, é exatamente esta: tudo isso, ainda que admitamos que há alguns excessos – e há -, se dá sob a égide do Estado democrático de Direito. Sob o escudo da Constituição Federal”. Assista: