Conselho Pleno presta homenagem a Agesandro da Costa Pereira, falecido em maio

terça-feira, 26 de junho de 2018 às 05:09

Brasília – O Conselho Pleno da OAB, reunido nesta terça-feira (26), prestou homenagem a Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da Seccional do Espírito Santo e detentor da Medalha Rui Barbosa, maior honraria da advocacia brasileira, que faleceu no dia 28 de maio. Após um minuto de silêncio em sua memória, foi exibido um documentário sobre a trajetória do advogado. Estiveram presentes a viúva e um neto de Agesandro.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que a sessão era mais do que uma cerimônia de homenagem, mas sim um verdadeiro tributo do Conselho Federal em agradecimento pelo vasto legado que Agesandro da Costa Pereira concedeu à advocacia brasileira. “A mensagem deixada por Agesandro, de que precisamos ter coragem cívica, tem que ser lembrada. Nós, advogados e advogadas, precisamos trilhar o exemplo de homem público do nosso eterno presidente da OAB do Espírito Santo”, saudou.

O conselheiro federal Siqueira Castro relembrou a amizade com Agesandro e a trajetória do advogado, nascido em Minas Gerais, mas com atuação no Espírito Santo, onde atuou como presidente da OAB por oito mandatos e foi incansável na luta pelos direitos humanos e contra a corrupção, inclusive sofrendo ameaças e sendo alvo de atentados. 

“Um homem acendrado pelo espírito público dos cargos que ocupou e por se colocar a serviço da causa política”, disse.

Segundo Siqueira Castro, Agesandro atuou para apurar casos de violência contra seitas religiosas, presos, menores e, principalmente, advogados. Também foi um dos fundadores do Fórum Permanente contra a Violência e a Impunidade, que ajudou na desarticulação do crime organizado. 

“Os quatro cantos desta sala evocam a sua imagem, a um só tempo serena e guerreira, ousada e fraterna, com a têmpera e coragem indômita que é própria dos advogados da velha cepa. Ficará para sempre na galeria de nossos heróis e nas nossas melhores lembranças. Nos encantou por várias décadas e agora desencantou-se, para ir habitar as planícies celestiais, onde nos encontraremos algum dia”, afirmou Siqueira Castro, emocionado. 

O membro honorário vitalício da OAB Reginaldo de Castro elogiou a atuação de Agesandro em favor do Estado Democrático de Direito, “consolidação dos alicerces que conduziram o constituinte de 1988 a atribuir à OAB a relevância que temos e a nos entregar a qualificação de essenciais à administração da Justiça”. “Agesandro foi um grande lutador pelos princípios democráticos”, afirmou. 

Representando a bancada do Espírito Santo, Marcus Felipe Botelho Pereira lembrou o vigor de Agesandro, “sempre militando atrás dos interesses da advocacia e de seus clientes”. “Será para sempre nosso presidente e estará em nossa memória”. José Azeredo Neto, da família de Agesandro, agradeceu a homenagem, e disse que a OAB sempre uma das grandes paixões de seu avô, “nutrindo a mais alta estima pela entidade e com muito orgulho por fazer parte dela”.

Confira a Galeria de Imagens