Lamachia destaca comunhão de valores dos povos ibero-americanos em congresso da UIBA

quinta-feira, 03 de maio de 2018 às 09:35

Foz do Iguaçu (PR) - Com a presença do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, foi aberto em Foz do Iguaçu, na noite desta quarta-feira (2), o XXIII Congresso da União Ibero-americana de Colégios e Ordens de Advogados (UIBA), organização internacional que abarca instituições de advogados de 22 países da América do Sul, da América Central, de Portugal e da Espanha.

“A realização deste XXIII Congresso na cidade da tríplice fronteira representa a superação da divergência em favor da convergência, a prevalência do encontro em lugar do confronto, algo tão necessário em nossos países. Essa escolha reflete a finalidade da UIBA, que materializa a comunhão de valores dos povos ibero-americanos”, destacou Lamachia.

Em seu discurso, Lamachia também cumprimentou o presidente da UIBA, Carlos Alberto Andreucci, e fez uma saudação especial ao vice-presidente da entidade, Roberto Busato. “Dele recebi o termo de posse como presidente da OAB do Rio Grande do Sul”, lembrou.

O presidente da seccional paranaense da Ordem, José Augusto Araújo de Noronha, também mereceu palavras de homenagem. “Quero consignar meu apreço a esse grande advogado, em todos os sentidos”, afirmou Lamachia. “José Augusto Araújo de Noronha tem feito um trabalho exemplar à frente da OAB Paraná. É uma referência neste estado, mas quero dizer que é também uma liderança nacional”, completou. Lamachia saudou ainda a advocacia de Foz do Iguaçu na pessoa de Valter Cândido Domingos, presidente da subseção da OAB local.

“Os esforços da advocacia paranaense, da UIBA e do Conselho Federal, aqui representado por Cássio Telles, foram fundamentais para a realização deste encontro. Aqui poderemos pensar o múnus público que desempenhamos e reafirmar nossos compromissos profissionais e institucionais. Essa reflexão e essa renovação de votos são sempre necessárias. Mais ainda na atual quadra nacional, com as crises e tensões que nos circundam”, afirmou o presidente nacional da Ordem. Ao concluir sua saudação, Lamachia citou Rui Barbosa, patrono da advocacia brasileira: “não há nada mais relevante para a vida social que a formação do senso de Justiça”.

Papel da advocacia

Ao dirigir-se aos presentes, o presidente da OAB Paraná também destacou o simbolismo de Foz do Iguaçu, marco de três fronteiras, como sede do evento e também louvou Roberto Busato. “Há quase 20 anos o Brasil não sediava este evento. A última vez foi em 1999, em Fortaleza. A importância da UIBA está na sua própria concepção, a de unir os advogados da comunidade ibero-americana”, sublinhou.

Noronha também destacou que a irmandade dos países que compõem a UIBA, decorrente da origem comum segue pelos séculos com problemas afins. “Refiro-me ao autoritarismo, exercido em diversas de nossas nações de forma oficial, a tirar dos advogados o direito de se expressarem, de defenderem seus clientes de forma soberana. A advocacia pressupõe liberdade. Nesse ponto, nossas prerrogativas profissionais não transigem”, declarou.

O presidente da seccional paranaense lembrou ainda do papel institucional da advocacia. “Nossa atividade é essencial para que a América Latina e a comunidade ibero-americana em geral tomem, definitivamente, o caminho do desenvolvimento. Não é mais possível que às portas da terceira década do século XXI convivamos com a injustiça social. A advocacia precisa estar a serviço da justiça e da paz social”, afirmou Noronha.

UIBA

O presidente da UIBA, Carlos Alberto Andreucci, reafirmou em seu discurso a necessidade do respeito a separação dos poderes, o fortalecimento do Poder Judiciário, a defesa da democracia, o combate a corrupção na administração pública e o respeito aos direitos fundamentais. “Respeitar o Estado de Direito é indispensável para o exercício de uma advocacia plena e independente. A liberdade de defesa pelos advogados tem sido uma preocupação constante em nossos colégios. A corrupção não tem fronteiras e seu combate é uma causa que une a advocacia ibero-americana”, afirmou.

Programação

O Congresso segue até sábado, dia 5 de maio. A programação prevê debates sobre os desafios da advocacia frente aos erros da democracia; sobre questões eleitorais; direitos humanos; questões ambientais e o impacto da tecnologia para os operadores do Direito.

Com informações da OAB-PR