II Conferência Nacional da Jovem Advocacia: Faltam 2 dias para o grande evento

terça-feira, 20 de março de 2018 às 01:56

Brasília – A II Conferência Nacional da Jovem Advocacia debaterá temas de interesse os profissionais em início de carreira e da sociedade em geral. Nos dias 22 e 23 de março, em Natal, grandes nomes do mundo jurídico, político e social se reunirão em diversos debates. Serão oito painéis com temas como Eleições 2018 e ativismo judicial. As inscrições para o evento já estão abertas.

O evento, que deve reunir milhares de participante, será realizado no hotel Holiday Inn de Natal, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1906. Para mais informações e para se inscrever, acesse o site da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia.

“Já em sua segunda edição a Conferência Nacional da Jovem Advocacia firma-se como um dos principais eventos do calendário da OAB”, afirma o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia. “Ao debater os temas mais importantes para a realidade desses profissionais, lança luz sobre eles e guia o debate dentro da instituição.”

Segundo o presidente da OAB-RN, anfitriã do evento, os dois dias de atividades mostram a importância destes profissionais. “Com o crescimento da advocacia nos últimos anos, sobretudo com o ingresso de novos profissionais que compõem essa parcela considerável de advogados em início de carreira, a OAB se voltou para qualificação e preparação deles. A Conferência é a demonstração deste cuidado com que a entidade tem com estes profissionais. Receber o evento em Natal será uma grande honra, com a discussão de temas que certamente contribuirão para que a advocacia em início de carreira se fortaleça institucionalmente”, afirma.

“É um evento de suma importância para toda a advocacia brasileira. Todos os olhos da advocacia nacional estarão voltados para este evento, com palestras e debates sobre temas relevantes. A conferência foi instituída no âmbito do Provimento que criou o Plano de Valorização da Jovem Advocacia. Como presidente da comissão, tenho muita honra de participar do evento, ao lado do presidente Claudio Lamachia e dos presidentes de comissões seccionais. É um encontro de integração, de reflexão”, afirma o presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Alexandre Mantovani.

A Conferência Nacional da Jovem Advocacia tem o objetivo de debater os principais temas do universo do advogado em início de carreira com o intuito de ampliar os conhecimentos para o enfrentamento dos desafios da advocacia contemporânea. Os participantes receberão certificados com 20 horas para efeito de complementação das horas curriculares exigidas nos cursos de direito A primeira edição, em março de 2015, reuniu milhares de participantes em Porto Seguro (BA).

Programação

A cerimônia de abertura da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia reunirá o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e os presidentes da Seccional do Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, e da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Alexandre Mantovani. 

O primeiro painel do evento terá como tema “Direito de Defesa”, reunindo os advogados criminalistas Augusto de Arruda Botelho, também conselheiro da Humans Right Watch, a presidente da OAB de Alagoas, Fernanda Marinela, e o conselheiro federal Aldo Fernandes de Souza Neto.

O segundo painel da Conferência apresenta a Advocacia Preventiva e a Resolução de Extrajudicial de Conflitos como novos rumos para a jovem advocacia. Os palestrantes serão o membro honorário vitalício da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a presidente da Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Novo CPC, Estefânia Viveiros, e Rodrigo da Cunha Lima, professor da FMU. 

O Painel 3 terá como tema “Os Desafios do Primeiro Escritório” e reunirá o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos, e Paulo Roberto de Gouvêa Medina, detentor da Medalha Rui Barbosa. Também participam Lara Selem, advogada e consultora especialista em planejamento estratégico, e o conselheiro federal Carlos José Santos da Silva, presidente da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados. O primeiro dia se encerra com a festa de abertura do evento, no Chaplin Recepções.

DIA 2

O segundo dia de atividades se inicia com o Painel 4, “O Papel da Jovem Advocacia na Luta pela Efetivação do Acesso à Justiça”, com o diretor-geral da ENA, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral; Natálya Ribeiro de Assunção, presidente da Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira da OAB-ES; Nicácio Carvalho, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB-RN, e Eduardo Serrano da Rocha, conselheiro federal.

O quinto painel abordará as conquistas de direitos da Jovem Advogada Mulher. Participam dos debates a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, juntamente com a detentora da Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, e da advogada Ana Paula Martinez.

O Painel 6 debaterá as Eleições 2018, com o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB, Erick Wilson Pereira, e Caio Vitor Ribeiro Barbosa, presidente da comissão da OAB-RN, além dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral Sérgio Banhos e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

O sétimo painel tem como tema “Ativismo Judicial” e reunirá os conselheiros do CNJ Valdetário Andrade Monteiro e André Luis Guimarães Godinho e o advogado André Perecmanis. Fechando os painéis, o oitavo trará os desafios da jovem advocacia após a Constituição de 1988, com os palestrantes Juliano Costa Couto, presidente da OAB-DF, o professor da USP Pierpaolo Bottini e Jarbas Antonio de Biagi, diretor presidente do Fundo Banespa de Seguridade Social.

O advogado Paulo Nicholas será o responsável pela conferência magna de encerramento da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia. A festa de encerramento será na Arena das Dunas.