OAB-AP reprova mais de 60% dos inscritos em Exame de Ordem

quinta-feira, 17 de novembro de 2005 às 09:18

Brasília, 17/11/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá divulgou hoje (17) a relação dos aprovados na 2ª fase (prova prático-profissional) de seu segundo Exame de Ordem realizado no ano. De um total de 108 bacharéis que se inscreveram na primeira fase (prova teórica), somente 42 foram aprovados, o que representa um índice de 61,12% de reprovação.

Na primeira fase, após o julgamento dos recursos, foram considerados aptos a seguir para a segunda fase 90 bacharéis. Desses, 42 foram aprovados, o que representa um percentual satisfatório na avaliação do presidente da OAB-AP, Washington Caldas, uma vez que se nivela aos resultados alcançados nos outros Estados brasileiros. Se se levar em consideração somente os 90 candidatos que se submeteram à segunda etapa, o percentual de aprovação foi de 46,66%.

Washington Caldas esclarece que o número final de aprovados ainda pode aumentar após o julgamento dos recursos que estão sendo apresentados pelos candidatos reprovados. "Jamais me canso de dizer que o objetivo do Exame de Ordem não é aumentar aleatoriamente o quantitativo de advogados no Estado e tampouco dificultar o acesso ao mercado de trabalho, pois o objetivo maior da instituição é habilitar profissionais preparados para o exercício da profissão", afirmou ele.