OAB-ES reprova 51,6% em exame e divulga ranking de cursos
Brasília, 01/06/2005 - A seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou hoje (01º) o resultado final do primeiro exame de Ordem realizado neste ano, já com os recursos julgados, e também o ranking das instituições de ensino superior que mais aprovaram nas provas. Dos 1.327 inscritos no Estado, 642 conseguiram êxito nas duas fases do exame, contabilizando um índice final de 48,37% de aprovação.
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi a primeira colocada no ranking das aprovações. Dos 78 bacharéis inscritos pela Ufes, 58 obtiveram êxito, o equivalente a 74,36% de aprovação. O segundo lugar ficou com as Faculdades Integradas de Vitória (FDV), com 63,64% de aprovação. Quem mais aprovou em terceiro lugar foi o Centro Universitário de Vila Velha (UVV), com 50,73%.
Entre as instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, a que obteve o pior índice de aprovação foi o Centro de Ensino Superior de Vitória (Cesv), com 38,98% de êxito. De acordo com a Assessoria de Imprensa da OAB do Espírito Santo, duas faculdades que ainda não foram reconhecidas pelo MEC, mas que já formaram alunos, também participaram da seleção deste ano. Os nomes das duas instituições não são divulgados porque a situação dos alunos inscritos está sub-júdice.
Apesar de nem a metade dos inscritos terem sido aprovados no Exame da Ordem, o índice do Espírito Santo foi bom se comparado aos resultados de outros Estados brasileiros. O Pará, por exemplo, registrou 81,9% de reprovação. Mato Grosso e Distrito Federal contabilizaram 82% e 71% de índices de reprovação, respectivamente.
O Exame de Ordem é um dos requisitos para que o bacharel em Direito se torne advogado. É realizado sempre em duas etapas: uma objetiva (primeira fase) e outra prático-profissional (segunda fase). O exame indica se o bacharel está ou não apto a exercer a profissão de advogado.
Pela primeira vez, a Seccional capixaba aplicou as duas provas no mesmo dia, em 13 de março. Segundo a Assessoria de Imprensa da OAB-ES, a unificação da data é o primeiro passo para uma futura unificação de conteúdo das provas, o que garantiria igualdade de condições na aprovação dos bacharéis em todo Brasil. A próxima prova está marcada para 28 de agosto, data unificada entre as diversas Seccionais da OAB no País.