Presidente da OAB participa de posse da nova diretoria do Maranhão

sexta-feira, 08 de janeiro de 2016 às 02:50

São Luís (MA) – Tomou posse nesta quinta-feira (7) a nova diretoria da OAB do Maranhão, que comandará a Seccional no triênio 2016-2018. O presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi a São Luís prestigiar os advogados maranhenses, que terão em Thiago Diaz seu novo presidente.

“Trago o abraço dos 909 mil advogados brasileiros inscritos na OAB, entidade com maior grau de confiabilidade perante a sociedade brasileira. A Ordem não cuida apenas da advocacia, atividade essencial para uma sociedade melhor, cuida também das causas da República. Por isso é próprio dizer que o novo presidente da OAB Maranhão será também o líder da sociedade civil no Estado”, saudou Marcus Vinicius.

Thiago Diaz agradeceu o apoio do Conselho Federal da OAB e prometeu, em seu discurso de posse, melhorar a cada dia a vida dos advogados do Maranhão. “Alvoreceu uma nova era na advocacia do Maranhão, que quebrou paradigmas e construirá outros. Os advogados maranhenses apoiaram a concepção corajosa de aproximar Ordem da sociedade, mais presente no dia a dia de cada colega”, afirmou o novo presidente.

A diretoria da OAB Maranhão contará ainda com Pedro Augusto Alencar (vice-presidente), Adailton Bezerra (secretário-geral), Alice Cavalcanti (secretária-geral adjunta) e Deborah Cartagenes (tesoureira).

Despedindo-se do comando da Seccional após seis anos, Mário Macieira declarou ter sido uma honra servir à classe e à sociedade. O advogado também relembrou as principais atuações da OAB nesse período, principalmente no saneamento das contas da entidade e na defesa das prerrogativas, além de destaque na área de direitos humanos e educação jurídica.

“Desejo que todos os colegas cumpram com êxito a missão que lhes foi confiada. Estamos sempre dispostos a ajudar, mas com espírito público de acompanhar. Encerramos nossa participação com sensação de dever cumprido. É tempo de agradecer e reconhecer”, afirmou.

O presidente nacional da OAB também traçou uma retrospectiva da entidade no último triênio, atuação pautada tanto pela defesa e valorização da classe quanto pelas causas da República. “A lutas não são excludentes, mas complementares. Lutando pela valorização da advocacia, luta-se pelo fortalecimento do Estado de Direito, propiciando uma sociedade melhor. A Ordem é dos advogados e do Brasil”, explicou.

Entre as conquistas para a classe, Marcus Vinicius destacou a inclusão da advocacia no Super Simples, a sociedade individual e a presença dos advogados em todas as fases de investigação, além do Novo Código de Processo Civil, que garante as férias dos advogados, a contagem de prazos em dias úteis, o fim da compensação de honorários e de seu aviltamento, entre tantas outras vitórias.

A atuação da OAB nas causas da República foi variada e sempre com muita credibilidade, explicou Marcus Vinicius. Desde 2013, quando atuou como porta-voz da sociedade nas manifestações que tomaram o país e resultaram na Lei Anticorrupção, até a proibição do financiamento privado de partidos e candidatos políticos e o fim das doações ocultas, além da defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão.

“Tudo na Ordem é transparente, nenhum debate é por debaixo do tapete. Temos o compromisso de não ser longa manus da oposição muito menos linha auxiliar do governo. Nosso partido é a sociedade brasileira, ao lado do cidadão e da Constituição”, ressaltou.

O novo presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, afirmou em seu discurso que a Seccional apoiará integralmente a luta do Conselho Federal pela moralização da política, assim como a campanha para a criação dos comitês de fiscalização do caixa 2 eleitoral. Também reafirmou seus compromissos de campanha para atualizar a tabela de honorários e reduzir as anuidades, além de promover a capacitação dos profissionais do Estado frente às recentes mudanças em diversos códigos do país.

Compareceram à posse de Thiago Diaz como presidente da OAB-MA centenas de advogados, presidentes de Seccionais, dirigentes da Ordem, conselheiros federais e estaduais. Na mesa de honra, além do empossado, estavam Marcus Vinicius e Mário Macieira.

A mesa de honra contou ainda com Rodrigo Lago, secretário de Transparência e Controle do Maranhão e ex-conselheiro federal, representando o governador Flávio Dino; Roberto Costa, deputado estadual; Délcio Silva, controlador-geral de São Luís, representando o prefeito Edivaldo Holanda; João Castelo, deputado federal; e Fernando Silva, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão.

Ainda na mesa de honra o desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; Mariléa Costa, procuradora de Justiça; desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; James Magno, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Mariana Almeida, defensora-geral do Estado do Maranhão; Raimundo Marques, conselheiro federal; Felipe Sarmento, presidente do FIDA, e Diego Sá, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão.