OAB quer novos paradigmas para reduzir diferenças entre homens e mulheres no país

segunda-feira, 05 de março de 2012 às 06:06

Brasília, 05/03/2012 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prestou hoje (05), durante sua sessão plenária, homenagem especial às conselheiras federais da entidade pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8. A presidência da sessão foi transferida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, à secretária-geral adjunta da entidade, Márcia Machado Melaré, que apresentou dados estatísticos sobre a participação da mulher nas carreiras jurídicas e no mercado de trabalho em geral.


Conforme os dados levantados pela diretora, no Supremo Tribunal Federal há apenas duas ministras - Carmen Lúcia e Rosa Weber - e dos 31 ministros em atividade no Superior Tribunal de Justiça, somente cinco são mulheres (ministras Laurita Vaz, Eliana Calmon, Fátima Nancy Andrighi, Isabel Galotti e Maria Teresa de Assis Moura). No Tribunal Superior do Trabalho, dos 27 ministros, também apenas cinco são mulheres (Maria Cristina Peduzzi, Maria de Assis Calsing, Dora Maria da Costa, Katia Magalhães e Delaíde Arantes). "É nossa atitude profissional quem se encarrega de quebrar barreiras, desafiar convenções, diminuir diferenças, extinguir preconceitos, combater discriminações. Não há espaço para a ideia infame, retrógrada e até criminosa, de que somos cidadãs de segunda classe. Não somos e nunca seremos", afirmou Márcia Melaré.


O presidente nacional da OAB destacou que a homenagem, mais do que um ato simbólico, demonstra o compromisso da advocacia com as causas femininas e defendeu a adoção de políticas afirmativas para reduzir as desigualdades ainda existentes, especialmente no mercado de trabalho, entre homens e mulheres. "Essas desigualdades são reflexo de uma cultura machista e paternalista. Só a partir de uma mudança de paradigmas será possível avançar e diminuí-las" afirmou Ophir Cavalcante.


Além de Ophir e da diretora da OAB, integraram a mesa da homenagem as seguintes conselheiras federais da entidade: Cléa Carpi da Rocha (RS), Meire Lucia Gomes Monteiro Mota Coelho (DF), Daniela Rodrigues Teixeira (DF), Ângela Serra Sales (PA) e Dinara de Arruda Oliveira (MT). Também compuseram a mesa a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Maria José das Neves Duarte, e a advogada brasiliense Herilda Balduíno, que recebeu homenagem de Ophir Cavalcante em representação a todas as advogadas brasileiras.


Íntegra da saudação feita pela secretária-geral adjunta da OAB, Márcia Melaré.