Ophir abre seminário sobre os desafios da advocacia no processo eletrônico

quarta-feira, 15 de setembro de 2010 às 11:47

Brasília, 15/09/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, abriu hoje (15) o seminário "Advocacia e Processo Eletrônico", realizado pela OAB para debater e buscar soluções para o exercício da advocacia diante dos desafios do processo eletrônico e da certificação digital. "A advocacia brasileira ainda não está estruturada para o processo eletrônico, seja em função das dificuldades culturais de absorver esse novo modelo, seja em razão das dificuldades de implementação do processo eletrônico", afirmou Ophir, para quem é dever da OAB auxiliar os advogados nessa transição do processo no meio papel para o digital. "Precisamos criar mecanismos para facilitar e viabilizar a utilização do processo eletrônico para a advocacia", acrescentou.


O que mais preocupa a OAB, segundo Ophir, é detectar qual o melhor modelo para que a advocacia trabalhe bem com a certificação digital e o processo digital. "Temos um processo eletrônico que não é uniforme no Brasil, com cada tribunal adotando um sistema diferente. Para uns o acesso é com login e senha, para outros não, em outros casos só se aceita a certificação. O advogado tem que se preparar para essa nova realidade", explicou o presidente nacional da OAB lembrando que existem no Brasil apenas 30 mil advogados com certificação digital.


Esses e outros assuntos serão debatidos durante o dia de hoje na sede da OAB. No período da manhã, representantes do Judiciário vão expor o processo de implantação desses meios eletrônicos na Justiça. À tarde, será tratada a interação da OAB com o processo eletrônico. "As Seccionais vão compartilhar as experiências de cada Estado e será promovido um amplo debate sobre as dificuldades e formas de ultrapassar os obstáculos impostos pelo processo eletrônico" explica o vice-presidente do Conselho Federal, Alberto de Paula Machado.      


Integram a mesa de abertura, além de Ophir e Alberto de Paula, o secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o diretor-tesoureiro, Miguel Cançado; o presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística da OAB, conselheiro José Guilherme Zagallo; e o vice-presidente da mesma Comissão, Rafael Horne. Participam do seminário diretores de Seccionais, conselheiros federais, membros de Comissões de Informática dos Estados, de Comissões de Tecnologia e advogados que tem interesse no assunto.