RELICÁRIO DA ADVOCACIA Memorial da OAB – Homenagem às Vítimas da Covid-19

segunda-feira, 19 de setembro de 2022 às 12:00

Na sessão do Conselho Pleno da OAB do dia 19 de setembro deste ano, queremos falar de Adelson, que fechava as portas da seccional da OAB do Espírito Santo. Ao longo de 38 anos dedicados à Ordem, Adelson abria as portas a quem cruzasse seu caminho. Adelson partiu, aos 59 anos, vítima da COVID 19. Abriu, assim, as portas da saudade.

Queremos falar do advogado e educador Jorge Amaury, que ensinava a termos sensibilidade ética no direito e na vida. Sua prática cotidiana revelava o tecido mais bonito que o direito e a advocacia podem ter. O Professor Amaury também nos deixou, vítima da Covid 19.

 Queremos falar em nome dos familiares de mais de 685 mil vítimas da Covid 19 no Brasil. Hoje, em especial, queremos perpetuar a memória de mais de 1250 profissionais, advogados e servidores da OAB que partiram, vítimas dessa terrível pandemia. Preservar essas memórias é um ato de justiça.  É uma forma de eternizar a vida.

Por isso, hoje, lançamos o Relicário da advocacia, memorial em homenagem aos advogados, advogadas e servidores da OAB vitimados pela COVID 19. A filósofa Hannah Arendt dizia que “toda dor por ser suportada, se sobre ela, puder ser contada uma história.” O relicário é o espaço que a OAB dedica para guardar e contar as histórias dos que se foram.

O Relicário é um espaço de homenagem e de protesto, que reafirma a defesa da vida, a qual nossa OAB não se furtou no período pandêmico, sempre em defesa dos direitos e das garantias fundamentais do povo brasileiro.

As memórias preservadas são testemunhos de trajetórias de pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalho. Honramos seu legado, por esse ato de justiça, como nossa forma de dizer: todas essas vidas importam!

A proposta foi artesanada por muitas mãos. A ideia do memorial surgiu em 2020, pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, presidida à época, pelo Dr. Hélio Leitão. No ano seguinte, em 2021, Dr. Alex Sarkis, ladeado pelo Presidente Beto Simonetti, propôs a criação de um monumento em memória das vítimas.

Somadas a outras propostas, resultaram no projeto Relicário, que congrega todas as iniciativas de preservação da memória de nossos colegas, incluindo um documentário institucional e uma obra biográfica.

Reunir todo o material que será apresentado foi um trabalho árduo. Dados dolorosos, realidade que grita fundo na alma pelas perdas que representa. A conquista contou com o apoio de todas Seccionais da OAB, cujo empenho e sensibilidade foram fundamentais para este sucesso.

A tarefa deste porte guarda esforço e trabalho. Por isso, agradeço à equipe do Conselho Federal da OAB, que ousou sonhar muito além do que pensamos ser possível, na busca da melhor homenagem para eternizar a memória dos que partiram.

O site do Relicário conta com a composição da música “Perfume da Memória”, do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. O acalento da obra nos direciona aos versos de Guimarães Rosa que dizia “as pessoas não morrem, ficam encantadas”.