Português é língua oficial da UIA

segunda-feira, 30 de junho de 2003 às 10:37

Brasília, 30/06/2003 – A União Internacional dos Advogados (UIA) aprovou pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para adotar a língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da entidade. A decisão foi comunicada ao presidente nacional da Ordem, Rubens Approbato Machado, pelo advogado Paulo Lins e Silva, membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais e que representou a OAB na Reunião do Conselho da Presidência UIA no último fim de semana em Bucareste, na Romênia.

A UIA, cuja sede administrativa funciona em Paris, congrega associações de advogados que atuam em países de cultura jurídica romano-germânica, promovendo anualmente um grande congresso internacional e diversos outros regionais. As línguas que usam oficialmente são o francês, inglês, espanhol, alemão, italiano, árabe e, agora, o português.

Em correspondência ao presidente da UIA, Antoine Akl, os presidentes da OAB, Rubens Approbato Machado, e da Ordem dos Advogados de Portugal, José Miguel Júdice, o vice-presidente nacional da UIA para Portugal, Augusto Lopes Cardoso, e o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, Reginaldo de Castro, enfatizaram que a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo e que cada uma das entidades contam, respectivamente, com 450 mil advogados inscritos (Brasil) e 25 mil (Portugal).

O Brasil é, ainda, o segundo maior colégio de advogados do Ocidente, superado apenas pelos Estados Unidos, o que lhe confere significativa importância no contexto internacional.