OAB-PR faz pesquisa sobre qualidade do Judiciário

terça-feira, 21 de agosto de 2007 às 08:50

Curitiba, 21/08/2007- A Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR)começa a distribuir, amanhã (22), para todos os advogados do estado, um formulário de pesquisa sobre o atendimento e o serviço prestado pela Justiça de primeira instância no Paraná. A pesquisa é dirigida aos 30 mil advogados que atuam no estado e abrange todas as comarcas.

O objetivo é fazer um diagnóstico do Poder Judiciário e detectar onde estão os entraves que tanto causam morosidade e prejudicam a eficiência da Justiça. De posse dos dados que serão fornecidos pelos advogados, que enfrentam esses problemas no seu dia-a-dia, no exercício da profissão, a OAB vai preparar relatórios a ser entregues ao Tribunal de Justiça do Paraná, à Justiça Federal do Paraná e ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

Os problemas que dificultam o trabalho dos advogados são os mesmos enfrentados pelos cidadãos que buscam a prestação jurisdicional. A agilidade nos procedimentos dos cartórios, o nível de informatização das varas, a celeridade nos despachos e nas decisões, os valores das custas processuais são alguns dos aspectos que serão avaliados.

De acordo com o presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, identificando onde estão os problemas em cartórios e varas judiciais, os advogados contribuem para que os tribunais possam estabelecer prioridades e direcionar melhor os seus investimentos.