Menu Mobile

Conteúdo da página

CFOAB prestigia encontro de lideranças femininas da OAB-PA

quinta-feira, 20 de outubro de 2022 às 17h19

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, a vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CNDPVA), Cristina Lourenço, a vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade (CNPI), Suena Mourão, e a conselheira federal pelo Pará Ana Ialis representaram o Conselho Federal da OAB na abertura do 1º Encontro de Lideranças Femininas da OAB-PA. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/10) em Parauapebas (PA) e a abertura oficial do evento foi na quarta-feira (19/10). 

Para Damasceno, a iniciativa é brilhante não somente para a pauta feminina, mas também no tocante à interiorização das ações da OAB. “Inauguramos um momento de capacitação às mulheres na OAB-PA, para que estejam na Ordem com qualidade, autoconfiança, para que ocupemos nossos lugares de direito. Meus parabéns à seccional paraense nas pessoas do presidente Eduardo Imbiriba e da vice Luciana Gluck Paul, pelo brilhantismo na ideia e na execução”, afirmou.

A conselheira Ana Ialis entende que, mesmo que já se tenha avançado muito na pauta da igualdade de oportunidades, ainda recaem sobre as mulheres as maiores cobranças, os preconceitos, a violência e a sobrecarga de trabalhos domésticos. “Eventos dessa natureza exaltam a liderança feminina na sociedade e na advocacia, abrem caminho e reforçam a ressignificação do papel da mulher como um todo. Fortalecemos nossa luta e a busca de igualdade de acesso a todos os espaços da sociedade e postos de trabalho, inclusive de liderança”, disse Lalis.

Por sugestão de Suena Mourão, será incluído um painel específico sobre as demandas da advocacia feminina negra na programação principal de todos os demais Encontros de Liderança Feminina. Ao final, as participantes assinaram a Carta de Intenção, documento que contém as proposições e deliberações do encontro.

Fortalecimento da mulher advogada e interiorização

O encontro em Parauapebas integra o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, instituído pelo Conselho Federal da OAB com vistas ao fortalecimento da mulher advogada, por meio da sensibilização e implementação de estratégias para a ampliar a participação do universo feminino da advocacia nas decisões da seccionais e subseções da Ordem.

De igual modo, a ação também faz parte do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, que tem o objetivo de levar a presença e os serviços do Sistema OAB também para municípios, subseções e outras localidades distantes dos grandes centros.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres