Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional inaugura sala em homenagem à advogada vítima de feminicídio em AL

segunda-feira, 22 de agosto de 2022 às 15h49

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, inaugurou nesta segunda-feira (22/8) a Sala da Advocacia “Advogada Maria Aparecida da Silva”, no Centro Empresarial Rodrigo Camelo, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió (AL). "Doutora Cida", como era conhecida, foi vítima de feminicídio no último dia 21 de julho.

“Assim como todos vocês, a Ordem quer ver a Justiça honrar o legado e a vida de Maria Aparecida. Um crime como esse é um verdadeiro retrocesso civilizatório, merece punição exemplar”, frisou Simonetti. “A doutora Maria Aparecida será lembrada por todos aqueles que com ela conviveram como uma mulher lutadora e firme.” 

A advogada integrou a Comissão de Prerrogativas e Valorização da Advocacia da seccional alagoana entre os anos de 2019 e 2021. Simonetti lembrou que a primeira Conferência Nacional da Mulher Advogada, em 2015, foi realizada em Alagoas. 

“Evento memorável na história de nossa instituição, que alavancou sobremaneira a pauta de gênero no Sistema OAB. Tudo que é bom tem seu tempo. E o tempo de nossa gestão é o tempo de lutar pelo fim da violência. Seremos sinônimo de resistência atemporal pela igualdade de gênero. Sem imprecisões e assimetrias”, disse.

“Alagoas é terra de mulheres guerreiras como doutora Cida. Este é o chão de uma das maiores brasileiras de todos os tempos: Nise da Silveira, que revolucionou e mudou paradigmas no campo da psiquiatria. Da grande heroína republicana Ana Lins, da defensora de direitos humanos Linda Mascarenhas. Da primeira professora de medicina do país, Lily Lages. E da nossa ‘melhor atleta do mundo’, Marta Vieira”, completou. 

A sala tem como objetivo atender os advogados que atuam na região, com estrutura, certificação, tesouraria, secretaria, entre outros itens.

Participaram do ato o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis; o coordenador de Comunicação da OAB Nacional, Thiago Diaz; o presidente do conselho gestor do FIDA, Felipe Sarmento; o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, e a vice-presidente da OAB-AL, Natália Von Sohsten. A filha e dois sobrinhos de Maria Aparecida estavam presentes, além de sua irmã, Cleonice das Dores Silva.

Mês da Advocacia

Durante o mês de agosto, o Conselho Federal da OAB preparou diversas ações e projetos para o Mês da Advocacia. Entre eles, estão ações voltadas ao combate à violência contra a mulher, defesa de honorários e prerrogativas e interiorização da advocacia. 

O objetivo da gestão é democratizar o acesso à Ordem, de forma que todos os inscritos e inscritas se sintam integrados e protegidos. Diante disso, as subseções devem se tornar entidades centrais, com mais autonomia para preservar as prerrogativas da advocacia local.

Estão previstas viagens às cinco regiões do país. Além disso, algumas instalações voltadas para a carreira serão iniciadas, e outras, inauguradas.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres