Menu Mobile

Conteúdo da página

Diretor Tesoureiro da OAB Nacional destaca necessidade de eficiência na gestão

terça-feira, 8 de outubro de 2019 às 15h32

O diretor tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Noronha, abriu o II Colégio de Diretores Tesoureiros das subseções da OAB Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá, nesta sexta-feira (4), onde destacou a preocupação com o momento vivenciado pela advocacia e a importância da boa gestão dos recursos da classe.

“Hoje estamos com quase 1,2 milhão de advogados. Vivenciamos uma explosão no número de colegas, alguns colegas nossos passando dificuldades para sobreviver, para pagar o básico, botar um pão e um leite em cima da mesa, alguns colegas que não vão ter chance na advocacia e essa é a grande verdade e nós temos que ser francos”, destacou Noronha. De acordo com ele, a revolução tecnológica tem diminuído, sem dúvida nenhuma, os postos de trabalho.

Temas como gestão, inadimplência e como executar o orçamento foram debatidos ao longo do evento. O diretor tesoureiro da OAB Nacional ressaltou a importância da realização periódica dos encontros para sanar dúvidas e realizar uma gestão eficiente. “Então, o que nós precisamos fazer? Valorizar cada centavo do advogado, investir onde podemos investir para ajudar aqueles que precisam se manter na advocacia. Temos que devolver ao advogado muito mais do que ele paga, temos que ser mais eficientes na nossa gestão”, pontuou o diretor tesoureiro.

De acordo com o diretor tesoureiro da OAB-MT, Helmut Flávio Preza Daltro, o encontro foi extremamente produtivo, especialmente pelo fato de que nesta segunda edição foi possível aliar a teoria e a prática da prestação de contas, que sintetizam num documento a verdadeira finalidade e atribuição do diretor financeiro.  Na oportunidade, segundo ele, também foi apresentado o relatório individualizado de cada subseção, cujas informações conferem transparência nas ações financeiras e levam orientações de como moldar e modular o fluxo financeiro.

“Conseguimos reunir a maioria dos tesoureiros das subseções com ações e orientações práticas, trazendo exemplo do que é permitido pelos normativos expedidos pelo Conselho Federal e do que precisa, necessariamente, ser evitado, já que a partir janeiro teremos a vigência do Provimento 185, que trouxe uma alteração substancial no controle da gestão financeira do Sistema OAB. Estamos tranquilos quanto a nova roupagem da prestação de contas e, por isso, adiantamos a cobrança nos moldes do provimento, até mesmo para preparar todos os gestores para esse novo momento de austeridade, de economia, mas, principalmente, de transparência com os valores advindos da advocacia”, pontuou Helmut Flávio Preza Daltro.

Com austeridade, eficiência e transparência como palavras de ordem, o II Colégio de Diretores Tesoureiros da OAB-MT contou com representantes de todas as subseções de Mato Grosso.

 

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres