Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB é homenageada por Comitê Executivo da Advocacia Colombiana

quarta-feira, 27 de junho de 2018 às 11h10

Brasília – O Conselho Pleno da OAB recebeu na manhã desta terça-feira (26) visita do presidente do Comitê Executivo da Advocacia Colombiana, Jairo Enrique Céspedes, que está no Brasil para conhecer a estrutura do Judiciário e o funcionamento de suas entidades, assim como buscar apoio para a formulação do Estatuto da Advocacia Colombiana. Ele também homenageou a Ordem dos Advogados do Brasil.

“Estamos há vários anos trabalhando para termos um Estatuto da Advocacia na Colômbia, assim como a colegiação obrigatória, como ocorre no Brasil”, explicou Céspedes. “Agradeço a oportunidade de estreitar os laços de união com a advocacia brasileira e o apoio para continuarmos irmanados para que esses desejos se tornem realidade na Colômbia.”

Céspedes homenageou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia - que também preside a União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) - com o título de jurista emérito da Colômbia, por seus postulados éticos e defesa do Estado Democrático de Direito, “preocupado com a solidariedade, união, progresso e responsabilidade de nossos pares”. O Comitê Executivo da Advocacia Colombiana também prestou homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil pela colaboração e apoio no projeto do Estatuto da Advocacia Colombiana.

“Estamos honrados pelas homenagens prestadas à OAB e gostaria de transmitir um caloroso abraço à toda advocacia colombiana. Temos lutado muito em conjunto com nossos irmãos advogados pelo mundo. Reiteramos nosso compromisso de estar irmanados na luta pela envidando esforços para incentivar a colegiação obrigatória e a obrigatoriedade do exame de ordem nos Colégios de Advogados da América Latina”, afirmou Lamachia.

O membro honorário vitalício da OAB Roberto Antonio Busato saudou a união da OAB com advogados de outros países, “de forma harmônica e amistosa”. “Brasil é um dos poucos países com colegiação obrigatória, e brigamos por essa difusão no mundo latino-americana. Isso nos permite regular a atividade, sanear infrações disciplinares e dar um norte harmônico dentro do país”, explicou. A conselheira federal Cléa Carpi da Rocha lembrou os advogados assassinados na Colômbia e que cabe à instituições como a OAB a defesa das prerrogativas e da vida dos colegas.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres