Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia desagrava advogado durante ato público em Juiz de Fora

quarta-feira, 11 de outubro de 2017 às 16h48

Brasília (DF) – Durante sua passagem pela Subseção mineira de Juiz de Fora – onde proferiu palestra sobre o momento político do país – o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, conduziu nesta quarta-feira (11) o ato de desagravo público a favor do advogado Alexandre Franz Carvalho.

O ato aconteceu no início da tarde, em frente ao Fórum Benjamim Colucci, e reuniu dezenas de profissionais da advocacia após convocação da OAB Juiz de Fora. O fato que gerou o desagravo se deu em uma audiência, da qual Alexandre foi retirado durante seu exercício profissional por ordem do juiz de direito da 2ª Vara cível, Luiz Guilherme Marques.

Lamachia promoveu o desagravo em frente ao Fórum. “Me dirijo diretamente ao Alexandre para fazer o uso da palavra. E ao ver um colega com essa postura, com essa retidão, com tamanha firmeza ao enfrentar a situação adversa com coragem e determinação, estou aqui a dizer enquanto presidente nacional da Ordem que tenho grande honra em ver a advocacia bem representada por vossa excelência. Receba, em nome de mais de um milhão de advogados e advogadas, a nossa solidariedade”, disse.

O presidente enfatizou, ainda, que “o ato de desagravo público é, antes de mais nada, o momento em que a instituição presta solidariedade a um colega agredido, desrespeitado nas suas prerrogativas profissionais, garantidas por lei federal”.  

Giovani Marques Kaheler, procurador de Prerrogativas da Procuradoria da OAB-MG, também se pronunciou. “O momento é de tristeza e reflexão por causa da flagrante violação de prerrogativas, mas ao mesmo tempo ficamos felizes ao ver a união da advocacia materializada com a presença de tantos colegas aqui reunidos. Nenhum fato como este será jogado para baixo do tapete, todos os colegas vítimas de desrespeito serão atendidos com o mesmo destemor”, afirmou.

O advogado desagravado, Alexandre Franz Carvalho, também se pronunciou no ato. “Na mesma medida em que devemos respeito às autoridades públicas, merecemos e precisamos ser respeitados. Nossas prerrogativas não são privilégios, são ferramentas que a advocacia deve ser usar enquanto parte indispensável à administração da Justiça. Nossa profissão é uma verdadeira missão”, encerrou. 

Além de Lamachia e dos demais citados, estiveram no ato a vice-presidente da OAB-MG, Helena Delamonica, como presidente interina da Seccional; o tesoureiro adjunto da OAB-MG, Adriano Cardoso, que coordena a força-tarefa de desagravo público; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-MG, Bruno Cândido; o vice, Cristiano Volpe; e o secretário-geral da Subseção, Alexandre Atílio, representando a diretoria local.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres