A revista eletrônica "Atualidades Jurídicas" é mais uma ferramenta de
estudos à disposição dos advogados e do mundo jurídico em geral, que a
OAB tem a satisfação de colocar no espaço virtual e democrático da Internet.
Trata-se de publicação bimestral e pluritemática, de cunho científico, que propõe ampla discussão de temas jurídicos atuais, em visão multidisciplinar. É mais um espaço que se abre para a produção intelectual e livre circulação de idéias, voltado preferencialmente para o advogado.
Esta revista acolherá, além de artigos científicos e comentários no campo do Direito, cartas de leitores, que publicaremos na íntegra. E, em suas seções, constará a íntegra das decisões de maior relevância dos órgãos julgadores do Conselho Federal, bem como resenhas e notícias bibliográficas selecionadas pelo Conselho Editorial da OAB Editora.
Disponibilizaremos também, para downloads gratuitos, livros de interesse jurídico sobre os quais detivermos direitos autorais ou a anuência do autor e livros de domínio público.
A publicação está, desde já, franqueada a todos os advogados cadastrados no mailing do Conselho Federal da OAB.
Bom proveito.
CEZAR BRITTO
Presidente do Conselho Federal da OAB
Vive a advocacia brasileira tempos difíceis. Proliferam faculdades de direito,
em detrimento da qualidade do ensino. Prerrogativas profissionais
sistematicamente não são respeitadas. Dificuldades de toda ordem para
atuação nos processos judiciais e administrativos. Para superar dificuldades
temos de ser criativos. A utilização de novas tecnologias é um dos caminhos.
A revista eletrônica “Atualidades Jurídicas”, agora lançada pelo Conselho Federal, está inserida nessa compreensão. Trata-se de espaço destinado à publicação da produção cultural e intelectual dos advogados brasileiros, de forma democrática. Quer promover um amplo debate sobre os temas jurídicos atuais.
Mas também tem por finalidade propiciar aos advogados brasileiros o sempre necessário aprimoramento profissional, alcançando-lhes material cultural indispensável para o exercício profissional.
Pensamos que podemos atingir elevado grau científico, e tornar essa revista uma referência nacional. É compromisso do Conselho Federal com a advocacia brasileira.
Luiz Carlos Levenzon