OAB e CFP podem fazer, juntos, caravana a asilos no Brasil
Brasília, 16/03/2007 – Uma caravana para fiscalizar a estrutura e serviços oferecidos em asilos que abrigam quase 18 milhões de idosos no País. Essa pode ser a terceira grande parceria a ser firmada entre o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), conforme proposta apresentada hoje (16) ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto, pela presidente do CFP, Ana Mercês Bahia Bock. Em reunião no gabinete da OAB, Bock relembrou as principais parcerias firmadas entre as duas entidades em anos anteriores e destacou a importância de ter a advocacia como aliada nas causas sociais. “Estarmos aliados à OAB é, para nós, fortalecimento da luta”.
A primeira parceria entre o Conselho Federal de Psicologia e a OAB Nacional foi a realização de uma caravana a 38 hospitais psiquiátricos brasileiros, em julho de 2004. Naquela ocasião, profissionais de ambas as entidades fizeram visitas a esses estabelecimentos e verificaram as condições desumanas que imperam em muitos hospitais psiquiátricos no Brasil. “Entregamos um relatório detalhado ao Ministério Público como uma denúncia das condições precárias nos hospitais psiquiátricos”, relatou a presidente do Conselho de Psicologia.
A segunda caravana da OAB e CFP foi realizada em 15 de março do ano passado, quando ambas as entidades visitaram 27 instituições que abrigam adolescentes em conflito com a lei em 21 Estados brasileiros e onde são aplicadas medidas sócio-educativas com privação de liberdade. “Também encontramos condições lastimáveis de atendimento aos jovens, situação que nos preocupa muito porque esses lugares se dizem instituições educativas, mas muitas não o são”, acrescentou Ana Bock. Cezar Britto ainda convidou a presidente do CFP a participar das próxima reuniões de trabalho do Fórum para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, que discute, entre outros temas, a internações de menores infratores.